Como o 5G está mudando o tráfego de dados móveis

Fotos do Xiaomi Mi Band 5 vazaram online
2020 será o ano das inovações nos negócios envolvendo o 5G da Xiaomi. Imagem: mohamed_hassan | Pixabay.

Um retrato da indústria móvel mostra um apetite tremendo e crescente por dados. No ano passado, houve um aumento de 68% no uso de tráfego de dados móveis em todo o mundo, de acordo com o mais recente relatório da Ericsson Mobility.

Como o 5G está mudando o tráfego de dados móveis

Esse aumento no tráfego de dados móveis deverá crescer nos próximos anos, coincidindo com o aumento da adoção do 5G e a expansão contínua da cobertura 4G. Até o final de 2025, a Ericsson espera que o 5G tenha 2,6 bilhões de assinaturas, cobrindo até 65% da população do mundo e gerando 45% do tráfego total de dados móveis do mundo. Será a tecnologia de comunicação móvel de mais rápido desenvolvimento já lançada em escala global.

Aqui estão três maneiras adicionais que mostram como o 5G afetará os usuários móveis:

  • A América do Norte liderará o caminho. A região será um dos mercados mais quentes do 5G nos próximos anos. Dessa forma, são esperadas 320 milhões de assinaturas 5G na América do Norte, representando 74% de todas as assinaturas móveis. À medida que os provedores de serviços continuam implantando redes 5G em todo o continente, veremos mais e mais consumidores migrando para o 5G.
Crédito: Venture Beat.

Tanto o 4G como o 5G continuarão a crescer

  • O consumo de dados aumentará drasticamente. A rápida taxa de adoção, velocidade e baixa latência do 5G impulsionarão o uso de dados. O crescimento do tráfego de dados móveis é impulsionado pelos vídeos. Porém, há outros fatores, incluindo jogos para dispositivos móveis, além do impulso em direção a resoluções mais altas. Além disso, o 5G permitirá formatos e aplicativos de mídia mais imersivos, como a realidade virtual, a realidade aumentada e os vídeos em 360°. O relatório sobre mobilidade citado no início deste artigo estima que, até 2025, o uso médio mensal esperado de dados móveis será de 45 GB por smartphone apenas na América do Norte. Atualmente, o 5G está disponível em cidades selecionadas. Porém, como os provedores de serviços continuam expandindo suas redes 5G, podemos esperar um aumento no uso de dados. Para comparação, os provedores de serviços que lançaram 5G em todo o país na Coreia do Sul registraram um tráfego médio de dados móveis por assinante acima de 25 GB por mês em agosto. Esse fluxo de tráfego foi resultado dos 3 milhões de usuários iniciais na Coreia do Sul que assinaram o 5G desde sua implantação em abril.
  • 5G é o futuro, mas as assinaturas 4G continuarão com crescimento moderado. Apesar do advento das novas redes 5G, o 4G continuará sendo uma rede relevante para pessoas de todo o mundo. Atualmente, existem 4,34 bilhões de assinaturas 4G em todo o mundo. Espera-se que esse número cresça modestamente nos próximos seis anos e atinja 4,79 bilhões em 2025, em um caminho paralelo ao lançamento do 5G.

Crescimento do 5G está a todo vapor

Por fim, em uma era de smartphones cada vez mais rápidos e sofisticados, fica claro que as pessoas continuarão apenas aumentando a quantidade de conteúdo que consomem em seus dispositivos móveis. Assim, para aproveitar as conclusões deste relatório, os provedores de serviços precisarão fornecer aos clientes redes capazes de suportar o rápido crescimento do consumo de dados nos próximos anos. Portanto, um maior foco na capacidade e um olhar mais atento ao comportamento do consumidor serão críticos para prestadores de serviços e empresas.

Fonte: Venture Beat

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile