Compal, o segundo maior fabricante de laptop do mundo, sofreu um ataque de ransomware

Pagamento de resgate por causa de ransomware gera polêmica
Os criminosos por trás do ransomware Ryuk ganharam mais de US$ 150 milhões com as vítimas que entregaram o resgate em Bitcoin.

A Compal, uma empresa taiwanesa que fabrica laptops para as maiores marcas de computador do mundo, sofreu um ataque de ransomware. Acredita-se que o responsável seja a gangue DoppelPaymer.

De acordo com a mídia taiwanesa, o incidente foi descoberto na manhã de domingo e acredita-se que afetou cerca de 30% dos computadores da empresa.

Compal sofre um ataque de ransomware

Os funcionários que chegavam ao trabalho foram recebidos por um memorando da equipe de TI, pedindo aos funcionários que verificassem o status de suas estações de trabalho e fizessem backup de arquivos importantes em sistemas que não foram afetados. Desde domingo, a equipe de TI está reinstalando as estações de trabalho criptografadas.

A Compal, uma empresa taiwanesa que fabrica laptops para as maiores marcas de computador do mundo, sofreu um ataque de ransomware. Imagem: Yahoo Taiwan.

Apesar dos relatos na mídia, o diretor adjunto da Compal Qingxiong Lu admitiu em um comunicado que a empresa sofreu uma violação de segurança, mas negou que foi causado por ransomware. Qingxiong disse:

[A Compal] não está sendo chantageada por hackers, como diz o mundo exterior.

Além disso, Qingxiong disse que o incidente afetou apenas a rede interna de escritórios da empresa e que as linhas de produção não foram afetadas.

A Compal é hoje a segunda maior fabricante terceirizada de laptops do mundo, depois da Quanta Computer, outra empresa taiwanesa. No passado, a Compal produziu laptops para empresas como Apple, Acer, Lenovo, Dell, Toshiba, HP e Fujitsu. Além de laptops, a empresa também fabrica monitores, tablets, smartwatches, smart TVs e outros periféricos de computador.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile