Compilador GCC 10.5 lançado para encerrar a série

GCC 15 dá adeus ao suporte ao Solaris 11.3
Compilador GCC 10.5 lançado para encerrar a série

Para aqueles na série de compiladores GCC 10 de três anos, é realmente hora de mudar para uma versão mais recente da GNU Compiler Collection para aproveitar o suporte de idioma mais recente, novos recursos de hardware, várias otimizações, diagnósticos aprimorados e muito mais.  Então, o compilador GCC 10.5 lançado para encerrar a série.

No entanto, para aqueles que ainda estão vinculados ao GCC 10 por qualquer motivo, o GCC 10.5 foi lançado hoje como uma atualização final no ramo.O GCC 10.5 traz mais de 155 correções de bugs para esta versão de ponto estável. Nenhuma outra atualização para a série GCC 10 está planejada.

Compilador GCC 10.5 lançado para encerrar a série

Nenhuma das mudanças no GCC 10.5 parece particularmente empolgante, mas é uma coleção de todas as correções retroativas do ano passado. Aqueles que desejam baixar as fontes do compilador GCC 10.5 podem buscá-las em gcc.gnu.org.

O GCC 13 continua sendo a mais recente série estável que estreou no início deste ano, enquanto o GCC 14 já está bem avançado em seu desenvolvimento de recursos com muitas melhorias para ser lançado no início de 2024.

GNU Binutils 2.41 chegando com Intel AMX-COMPLEX + FRED/LKGS e novos bits RISC-V e LoongArch

GNU Binutils 2.41 foi ramificado hoje em seu repositório Git em preparações para liberar esta coleção de utilitários binários amplamente utilizados pelo Linux e outras plataformas.

GNU Binutils 2.41 está trazendo suporte para muitas novas extensões ISA de processador e outras melhorias para esses utilitários que são críticos para o ecossistema de código aberto. Alguns dos destaques para as alterações do Binutils 2.41 incluem:

  • Suporte a instruções Intel LKGS e FRED no Binutils.
  • Suporte Intel AMX-COMPLEX que estreará com os processadores Intel Xeon Scalable “Granite Rapids”.
  • Binutils no MIPS agora suporta o processador Sony Allegrex usado pelo PlayStation Portable. Esta CPU Sony MIPS usa o MIPS II ISA com uma FPU de precisão única.
  • SFrame Versão 2 é a versão de formato padrão suportada pelos utilitários Gas, LD, readelf e objdump.
  • A opção “–strip-section-headers” foi adicionada aos utilitários objcopy e strip para remover cabeçalhos de seção ELF de arquivos ELF.
  • GNU Binutils 2.41 para RISC-V oferece suporte a muitas novas extensões em torno de instruções zero condicionais, novas instruções de ponto flutuante e instruções de criptografia vetorial. Isso inclui Zicond, Zfs, Zvbb, Zvbc, Zvkg, Zvkned, Zvknh[ab], Zvksed, Zvksh, Zvkn, Zvknc, Zvkng, Zvks, Zvksc, Zvkg e Zvkt. Há também a extensão definida pelo fornecedor XVentanaCondOps.
  • GNU Binutils também adiciona as novas extensões LoongArch SIMD. Isso inclui os vetores de 128 bits com Loongson SIMD eXtension (LSX) e Loongson Advanced SIMD eXtension para vetores de 256 bits (LASX). A extensão Loongson Virtualization (LVZ) também é suportada junto com a extensão Loongson Binary Translation (LBT). No lado do kernel, o Linux 6.5 adiciona suporte para as novas extensões de vetor/SIMD LoongArch .
Acesse a versão completa
Sair da versão mobile