Compositor Weston 10.0 vem com feedback DMA-BUF e suporte Libseat

este compositor Wayland inspirado no i3.
Compositor Weston 10.0 vem com feedback DMA-BUF e suporte Libseat wayland

O Weston 10.0 é a mais nova atualização de recursos do compositor de referência do Wayland. Ele geralmente funciona como um espaço para testes. Desta vez, o compositor Weston 10.0 vem com feedback DMA-BUF e suporte Libseat e, além disso, apresenta recursos importantes para o Wayland.

O mais importante desta versão é que agora há o suporte de feedback Weston 10.0 DMA-BUF. Assim, ele veio para permitir a digitalização direta de cópia zero em mais situações, como configurações de laptop híbridas/multi-GPU. Outros compositores Wayland também foram rápidos em oferecer suporte à extensão de feedback DMA-BUF.

O suporte Libseat agora faz parte do Weston 10.0 e substituirá todos os outros códigos de assento/iniciador em uma versão futura. A Libseat fornece seat back-ends, (e)logind e diretos. Em última análise, tudo se resume a uma biblioteca de gerenciamento de seat e ao seatd daemon. Esse recurso funciona no Linux e no FreeBSD (melhorando assim o suporte BSD do Weston em comparação com as alternativas específicas do Linux) para lidar com dispositivos gráficos/de entrada como usuários não root. Mais detalhes sobre libseat estão disponíveis através do projeto seatd.

Compositor Weston 10.0 vem com feedback DMA-BUF e suporte Libseat

Compositor Weston 10.0 vem com feedback DMA-BUF e suporte Libseat

Do mesmo modo, o Weston 10.0 apresenta o trabalho inicial no suporte de gerenciamento de cores para o compositor Weston. No entanto, este recurso ainda não está disponíel para os usuários finais. No entanto, observamos as primeiras etapas necessárias para trabalhar em direção a uma implementação completa.

O Weston 10.0 também adiciona a capacidade de iniciar automaticamente um cliente após a inicialização, como se desejasse que um navegador da Web fosse iniciado no login. Enquanto isso, com a nova versão, há uma depreciação do código de back-end wl_shell, weston-launch e fbdev de Weston. Os desenvolvedores da Weston recomendam aqueles que usam o back-end Weston FBDEV para migrar para o uso de configuração de modo de kernel (KMS).

Resumo do que foi anunciado pelos desenvolvedores

Weston 10.0.0 foi lançado! Esta nova versão contém todo um monte de novos recursos e melhorias. Aqui estão alguns destaques:

  • Adiciona blocos de construção para gerenciamento de cores: transformações de cores, gama mistura correta, perfis de cores. Estas são apenas mudanças internas invisíveis para os usuários por enquanto, mas permitirá habilitar recursos de gerenciamento de cores em um lançamento futuro;
  • Adiciona feedback ao linux-dmabuf-unstable-v1, permitindo o scanout de cópia zero em mais
    situações;
  • suporte libseat presente. Ele substituirá todos os lançadores no futuro lançamento;
  • Maior conjunto de testes;
  • Todos os clientes de exemplo foram convertidos para xdg-shell;
  • Weston agora pode iniciar automaticamente um cliente após a inicialização;
  • A interface wl_shell, o backend fbdev e o weston-launch estão obsoletos.

Mais detalhes sobre o lançamento do Weston 10.0 através do anúncio de lançamento.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile