O Congresso dos Estados Unidos enviou uma carta para o CEO do Google, Sundar Pichai. Na carta, o congresso quer mais informações sobre o banco de dados Sensorvault, que é conhecido por ser utilizado por órgãos de segurança para investigar crimes.
A menos de quinze dias, o New York Times fez uma matéria revelando como é utilizado a locação chamada de “geofence”, onde as autoridades conseguem ter acesso a localização de todos os dispositivos que estão no banco de dados Sensorvault que pertence ao Google. O jornal aponta que é possível saber quem passou no local do crime, e com muita precisão.
Apenas para apresentar o banco de dados, o Google mantém ativo e funcional o Sensorvault a mais de dez anos, e nele há centenas de milhões de localizações de smartphones no mundo inteiro, e que é compartilhado com as autoridades para resolver enigmas em torno de investigações criminais.
No entanto, o Google não libera o acesso total ao banco de dados para as autoridades, eles precisam informar ao Google qual localização esta sendo investigadas, e os suspeitos. E assim, como uma espécie de filtro, o Google repassa as informações.
Ontem, terça-feira, o Congresso resolveu fazer 10 perguntas ao Google sobre este banco de dados, onde o foco é entender como ele é utilizado e compartilhado pela empresa.
A carta contém 10 perguntas detalhadas,no entanto, confira 8 delas que geralmente é a curiosidade de muitos. O Google deve responder até 7 de maio de 2019:
- Quais informações o Google armazena no banco de dados da Sensorvault, por que e como o Google o utiliza?
- Quais afiliadas e subsidiárias da empresa Alphabet têm acesso a esse banco de dados?
- O Google mantém algum outro banco de dados sobre as informações de localização dos usuários e, se sim, como ele é difere do Sensorvault?
- Quem no Google pode acessar o banco de dados do Sensorvault e quais são suas funções?
- Quais são as fontes das quais o Google coleta informações contidas no banco de dados do Sensorvault?
- Os usuários podem ativar ou desativar algo no Google para permitir ou impedir que o Google colete informações armazenadas no banco de dados do Sensorvault?
- Qual é a política de retenção do Google em relação às informações que a empresa coleta em seus clientes?
- O Google compartilha, vende ou divulga informações de localização de clientes com terceiros que não sejam agentes da lei?
Além disso, os membros do Congresso – incluindo o presidente do comitê, Frank Pallone, um democrata de Nova Jersey e o republicano Greg Walden – também pediram a Sundar Pichai para fazer um resumo sobre esses tópicos até 10 de maio.
Caso queira, confira o PDF da carta completa e com todas as perguntas.