Monitorar o comportamento de usuários é um mecanismo imprescindível para quem trabalha com vendas on-line. Esta é uma maneira importante de melhorar resultados. Mas seguir a jornada dos clientes na web não é tão simples: as tags, que são códigos inseridos nas páginas e que ajudam a monitorar o comportamento do usuário, precisam ser disparadas da forma correta. Para garantir maior eficiência, surge a extensão Tag Tracker.
A ferramenta criada pela agência de marketing digital Raccoon auxilia na análise dos disparos de tags de maneira rápida e descomplicada. Trata-se de uma extensão compatível com o Google Chrome e que está disponível gratuitamente na Chrome Store.
Conheça a ferramenta de gestão de tags Tag Trackker
O sócio fundador da empresa, André Palis, explica que, inicialmente, ela tinha o objetivo de otimizar o tempo de Tags. Era, portanto, uma solução interna da agência que está agora disponível para qualquer interessado.
O time de produtos desenvolveu a ferramenta, que ajudou não só o time de Tags, mas também o time de Mídias e Comercial. É a prova de que a tecnologia está na base do marketing digital e, por isso, a Raccoon investe forte no time de tecnologia, afirma o executivo.
Ele explica que antes era necessário usar várias outras ferramentas de monitoramento, complicando o bom andamento dos trabalhos em diferentes setores.
As ferramentas existentes até então exibem muitos parâmetros e suas visualizações são complexas e difíceis de entender. Nossa decisão foi desenvolver uma extensão que abrangesse os diferentes níveis técnicos do público. Sendo assim o Tag Tracker analisa as tags e exibe as informações de forma mais clara, tanto para técnicos, quanto para quem ainda está aprendendo a analisar os disparos das tags, destaca Fernanda Maciel Federici, Product Owner da Raccoon.
Diferenciais da ferramenta
Ela é a única extensão que concentra a análise das tags de Facebook, Google Analytics e Google Ads em um mesmo lugar. Além disso, permite a geração de relatórios em PDF de forma automatizada.
O documento gerado explica a diferença entre tags corretas, parcialmente corretas e erradas, também traz dois gráficos com dados gerados a partir dos disparos das tags: um gráfico contém dados gerais por mídia e o outro contém dados específicos para cada mídia, e exibe, também, dois campos de informações extras que o usuário pode acrescentar para personalizar o relatório.
O Tag Tracker exibe duas formas de visualização:
- o modal, que é mais simples e com menos parâmetros;
- e o console, que é mais completo, contendo explicações sobre cada parâmetro, sendo destinado aos usuários que têm interesse em analisar um número maior de informações.
Entre as funcionalidades oferecidas estão:
- análise de tags e classificação delas como corretas, parcialmente corretas ou erradas;
- aplicação de filtros para mídias e IDs específicos;
- resumo de tags disparadas e gravação do fluxo do site.
A expectativa do sócio da Raccoon é que a ferramenta auxilie diversas empresas em busca de entender melhor os acessos em seus canais online.
Um time muito competente trabalhou duro na criação dessa solução, que já tem melhorado nosso fluxo de trabalho. Acreditamos que esse é o tipo de resultado que pode ser compartilhado. Afinal a tecnologia está aí para ampliar as possibilidades, então que isso sirva para mais negócios, finaliza Palis.