Recentemente, tivemos o lançamento da nova versão da plataforma Nextcloud Hub 24, que fornece uma solução para organizar a interação entre colaboradores de empresas e equipes que desenvolvem vários projetos. Então, conheça as novidades do Nextcloud Hub 24.
Ao mesmo tempo, a plataforma de nuvem Nextcloud 24 foi publicada subjacente ao Nextcloud Hub, que permite implementar armazenamento em nuvem com suporte para sincronização e compartilhamento de dados, fornecendo a capacidade de visualizar e editar dados de qualquer dispositivo em qualquer lugar da rede (usando uma interface web ou WebDAV).
Conheça as novidades do Nextcloud Hub 24
Nesta nova versão que se apresenta, são fornecidos ferramentas de migração para permitir ao usuário exportar todos os seus dados na forma de um único arquivo e importá-lo em outro servidor. A exportação inclui configurações de usuário e perfil, dados de aplicativos (Groupware, Arquivos), calendários, comentários, favoritos, etc.
O suporte à migração ainda não foi adicionado a todos os aplicativos, mas uma API especial para extrair dados específicos do aplicativo foi proposta e será implementada gradualmente. As ferramentas de migração permitem ao usuário ser independente do site e simplificar a transferência de suas informações, por exemplo, o usuário pode transferir dados rapidamente para seu servidor doméstico a qualquer momento.
Outra mudança que se destaca é que alterações foram adicionadas ao compartilhamento de arquivos e subsistema de armazenamento Nextcloud Files para melhorar o desempenho e aumentar a escalabilidade.
Além disso, destaca-se também que adicionou a API Enterprise Search para indexar o conteúdo armazenado no Nextcloud por motores de busca de terceiros. O gerenciamento seletivo de permissões de compartilhamento é fornecido, por exemplo, os usuários podem receber direitos separados para editar, excluir e baixar dados em diretórios compartilhados.
Por outro lado, o carga reduzida em até 4 vezes no banco de dados ao realizar operações típicas. Ao exibir o conteúdo dos diretórios na interface, o número de consultas ao banco de dados é reduzido em 75%. O número de acessos ao banco de dados ao trabalhar com um perfil de usuário também foi reduzido significativamente. Melhorou a eficiência do cache de avatares, que agora são gerados em apenas dois tamanhos.
Além disso, agora o administrador tem a oportunidade de definir um tempo arbitrário para executar o trabalho em segundo plano, que pode ser movido para um horário com atividade mínima, e adicionou a capacidade de mover a geração de miniaturas e as operações de redimensionamento para um microsserviço separado iniciado no Docker.
O interface de usuário aprimorada para componentes de colaboração (Grupo Nextcloud). Adicionados botões aceitar/recusar convite ao calendário do agendador, permitindo que você altere seu status de engajamento na interface da web.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão:
- No cliente de e-mail, foi adicionada a função de enviar mensagens de acordo com uma programação e cancelar uma carta recém-enviada.
- No sistema de mensagens Nextcloud Talk, foi feito um trabalho para aumentar o desempenho e foi adicionado suporte para reações, permitindo que você expresse sua atitude em relação à mensagem usando Emoji.
- Foi adicionada uma guia Mídia que exibe e pesquisa todos os arquivos de mídia enviados em um bate-papo.
- Integração aprimorada da área de trabalho: oferece a capacidade de enviar uma resposta de uma nova notificação pop-up de mensagem e facilita o recebimento de chamadas.
- A versão móvel oferece a possibilidade de selecionar o dispositivo de saída de áudio. Ao compartilhar uma tela, foi adicionado suporte para transmitir a outros usuários não apenas a imagem, mas também o som do sistema.
- A suíte de escritório integrada oferece uma nova interface com um menu baseado em abas.
- As ferramentas de colaboração fornecem bloqueio automático de arquivos durante a edição nos aplicativos de escritório Text e Collabora Online, se desejado, os arquivos podem ser bloqueados e desbloqueados manualmente.
- O editor de texto Nextcloud agora suporta cartões de informações e tabelas.
- Adicionada a capacidade de fazer upload de imagens diretamente através da interface de arrastar e soltar.
- Preenchimento automático fornecido ao inserir Emoji.
Por fim, se estiver interessado em saber mais sobre o assunto, pode consultar os detalhes no link a seguir.