O OneSearch, um novo motor de busca voltado para a privacidade, entrou no mercado para rivalizar com empresas como DuckDuckGo e Brave. O mais recente concorrente do DuckDuckGo alega oferecer maior privacidade e lida com problemas de rastreamento on-line.
OneSearch: Um motor para rivalizar o DuckDuckGo
O novo mecanismo de pesquisa exibirá resultados baseados no Bing e exibirá anúncios contextuais (com base em palavras-chave) em vez de anúncios segmentados por comportamento baseados em cookies.
O OneSearch diz que não rastreia, armazena ou compartilha dados pessoais ou de pesquisa com anunciantes, tornando-o um concorrente direto do DuckDuckGo. Embora o OneSearch não venda dados para os anunciantes, ele depende da publicidade para fornecer o serviço gratuitamente.
O mecanismo de pesquisa não rastreia cookies, armazena o histórico de pesquisas dos usuários ou realiza redirecionamentos ou atividades de criação de perfil pessoal, mas alega oferecer resultados de pesquisa imparciais e não filtrados.
Há um aspecto em que o OneSearch (que pertence à Verizon) difere do DuckDuckGo: a capacidade das empresas de integrá-lo aos seus produtos existentes de privacidade e segurança.
Em um post de anúncio, a empresa escreveu:
As empresas com interesse em segurança podem fazer parceria com a Verizon Media para integrar o OneSearch aos seus produtos de privacidade e segurança, dando a seus clientes outra medida de controle.
Outro recurso exclusivo do OneSearch é o seu modo de privacidade avançado. Ao ativar esse modo, o link dos resultados de pesquisa criptografados do OneSearch expirará em uma hora.
Os usuários preocupados com a privacidade podem utilizar esse recurso em situações em que várias pessoas estão usando o mesmo dispositivo. Ou ainda, em casos onde o link dos resultados da pesquisa esteja sendo compartilhado com um amigo.
No momento, o OneSearch está disponível nos navegadores da web para computador e dispositivos móveis. Além disso, um aplicativo móvel para Android e iOS será lançado ainda este mês.
Fonte: Fossbytes