O Netactview é um software com licença livre GPLv2 que nos mostra as conexões de rede que estão sendo usadas e portas abertas do sistema. Semelhante a ferramentas de linhas de comando como o netstat ou o ss só que mais atualizado. Porém, o Netactview difere na medida em que nos fornece uma interface gráfica (GTK+2). Conheça o programa de monitoramento de redes Netactview.
Assim, o programa serve para nos mostrar as conexões UDP, TCP, UDP6 e TCP6. Isso é feito por meio de uma lista atualizada automaticamente. Algo que podemos personalizar escolhendo diferentes intervalos de tempo (de 1/16 a 4 segundos).
Entre as opções de visualização podemos ativar o modo de cor, que nos avisa quando uma conexão é aberta (verde) ou fechada (vermelha).
Neste último caso, quando se encerra uma conexão, o programa demora cerca de 3 segundos para exibir a notificação. Desta forma, há tempo para verificá-la ou copiar o endereço IP a partir do menu de entrada, facilitando assim o trabalho de monitoramento.
Além disso, o programa consome pouco recursos (10-20 MB). Assim, podemos deixá-lo rodar por um bom tempo, sem problemas.
Instalação do Netactview
Talvez o programa não possua a mesma versatilidade das ferramentas utilizadas no terminal que mencionamos no começo, mas sem dúvida ele é muito agradável de usar.
Então vamos ver como instalá-lo em algumas das principais distribuições GNU/Linux:
No Arch Linux e derivados ( Antergos, Manjaro ), encontramos nos repositórios oficiais. Então nós acessamos o pacman:
No openSUSE, Tumbleweed e Leap estão disponíveis na forma de repositórios de comunidades e pode ser instalado assim:
Usuários do Fedora podem instalá-lo usando:
dnf copr enable szpak/netactview
dnf install netactview
Para o Ubuntu, um pacote deb está disponível para download. Assim, a instalação pode ser feita usando seu gerenciador de pacotes gráficos preferido (por exemplo, gdebi).
Você tem mais informações sobre o Netactview, no site do projeto.