O Google Chrome lidera disparado a participação de mercado dos navegadores. O Mozilla Firefox segue em segundo, ainda distante de ser uma ameaça real à liderança. E vem aí o novo Esge Chromium da Microsoft para Linux, que deve estrear em março. Porém, esse é um campo muito explorado e há opções para todos os gostos.
O Firefox melhorou muito recentemente e um dos efeitos colaterais das melhorias é a remoção de complementos. Se o seu complemento favorito desapareceu nos últimos meses ou anos, você tem uma novidade boa na forma de Witerfox.
Waterfox: um navegador baseado no Firefox
O Waterfox é um navegador de código aberto útil, construído sobre o Firefox, que se concentra na privacidade e suporta as chamadas extensões legacy. Ele não se apresenta como um navegador voltado exclusivamente à privacidade, mas respeita o básico.
Você tem duas versões separadas do navegador Waterfox. A edição atual tem como objetivo fornecer uma experiência moderna e a versão clássica se concentra no suporte a plug–ins e extensões de bootstrap da NPAPI.
Se você não precisar utilizar extensões de autoinicialização, e confiar no WebExtensions, o Waterfox Current é o que você deve procurar.
E, se você precisar configurar um navegador que precise extensivamente de plug-ins ou extensões de bootstrap NPAPI, a versão Waterfox Classic será adequada para você.
Portanto, se você gosta do Firefox, mas quer tentar algo diferente na mesma linha, esta é uma alternativa do Firefox para o trabalho.
Recursos do Waterfox
Obviamente, tecnicamente, você deve conseguir fazer muitas coisas que o Mozilla Firefox suporta.
Então, vamos destacar todos os recursos importantes do Waterfox em uma lista aqui.
- Suporta Plugins NPAPI
- Suporta Extensões de Bootstrap
- Oferece edições separadas para suporte a extensões herdadas e suporte moderno para WebExtension.
- Suporte multiplataforma (Windows, Linux e macOS)
- Personalização do tema
- Suplementos arquivados suportados
Instalando o Waterfox no Ubuntu
Ao contrário de outros navegadores populares, você não tem um pacote para instalar. Portanto, você terá que baixar o pacote arquivado da página oficial de download.
Dependendo da edição (Atual/Clássica) que você deseja – basta baixar o arquivo, que será o de extensão .tar.bz2.
Uma vez baixado, basta extrair o arquivo.
Em seguida, vá para a pasta extraída e procure o arquivo ” Waterfox “. Você pode simplesmente clicar duas vezes nele para executar a inicialização do navegador.
Se isso não funcionar, você pode utilizar o terminal e navegar até a pasta extraída do Waterfox. Uma vez lá, você pode executá-lo com um único comando. Veja como fica:
cd waterfox-classic
./waterfox
Em ambos os casos, você também pode acessar a página do GitHub e explorar mais opções para instalá-lo no seu sistema.