Consumidores brasileiros dão preferência a smartphones e deixam os PCs de lado

consumidores-brasileiros-dao-preferencia-a-smartphones-e-deixam-os-pcs-de-lado

Apesar das vendas de computadores pessoais continuarem crescendo no Brasil, uma pesquisa revela que os consumidores brasileiros dão preferência aos smartphones. Eles deixam os PCs de lado na hora da escolha de qual dispositivo usará mais no dia a dia.

De acordo com a pesquisa, o número de smartphones em uso no Brasil continua superando a base de computadores pessoais no país, representando 52% dos dispositivos ativos. Atualmente, existem 242 milhões de smartphones em uso no país, enquanto os computadores pessoais – desktops, notebooks e tablets – representavam 210 milhões de aparelhos.

Esses números foram divulgados na 33ª edição do estudo anual sobre uso corporativo de TI no Brasil, realizado pelo Centro de Tecnologia Aplicada da escola de negócios Fundação Getúlio Vargas (FGV) (Via: ZDNet). 

“Os smartphones são o objeto de desejo de todas as classes sociais e são o computador pessoal da grande maioria da população”, segundo o professor da FGV que lidera a pesquisa, Fernando Meirelles. Ele observou que no segmento de PCs, as vendas de tablets permaneceram estáveis no espaço corporativo, enquanto os notebooks são mais procurados do que os desktops no segmento de consumidor final.

Smartphones ainda são a escolha da maioria dos brasileiros

Ainda de acordo com a pesquisa, três smartphones são vendidos para cada TV no Brasil. Quando se trata de dispositivos portáteis (smartphones, tablets e notebooks combinados), o Brasil tem 352 milhões de dispositivos em uso.

A pesquisa foi realizada com 2.650 empresas brasileiras e revela que 2021 foi um bom ano para o setor, com o segmento de PCs crescendo 27% com 14 milhões de unidades vendidas. As projeções da pesquisa preveem um crescimento de 10% para o mercado de PCs no Brasil em 2022. De acordo com o levantamento, o Brasil chegará a um computador por pessoa até 2023, com 216 milhões de unidades em uso.

Em termos do desempenho mais amplo do setor de tecnologia brasileiro, pesquisa separada da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) registrou crescimento de dois dígitos em 2021, impulsionado pela demanda do mercado interno por hardware, software e serviços.

De acordo com a entidade, em 2021, o setor brasileiro de TIC gerou uma receita de 597,8 bilhões de reais – um aumento de 18,3% em relação ao ano anterior. A associação também destacou que o setor responde por 6,9% do PIB brasileiro.

Esses números, certamente continuarão crescendo nos próximos anos, já que o smartphone tornou-se ferramenta de entretenimento e trabalho.

Via: ZDNet

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile