Coreboot 4.10 foi lançado com novo suporte para muitos Chromebooks e placas-mãe genéricas

Coreboot se junta à Open-Source Firmware Foundation
coreboot

O Coreboot 4.10 foi lançado com mais de 2.500 commits nos últimos oito meses para essa alternativa de fonte aberta cada vez mais popular às implementações de BIOS proprietárias. Assim, o Coreboot 4.10 foi lançado com novo suporte para muitos Chromebooks e placas-mãe genéricas.

 Além do novo suporte para muitos Chromebooks e placas-mãe genéricas quais as novidades do Coreboot 4.10 que foi lançado?

Coreboot 4.10 foi lançado com novo suporte para muitos Chromebooks e placas-mãe genéricas

O Coreboot 4.10 oferece muitas mudanças em todo o lugar. Porém, como de costume, é predominantemente dominado por novas portas de placas-mãe. Como também é o caso habitual do Coreboot, muitas das novas placas-mãe são para dispositivos diferentes do Google Chromebook, desde os dispositivos codificados de Bloog to Mistral, entre outros.

No total, há 28 novas placas-mães suportadas por esta versão (e 7 placas-mãe obsoletas removidas). Algumas das adições que não são do Google incluem:

  • a ASRock H110M-DVS;
  • a ASUS H61M-CS;
  • a Facebook FBG1701;
  • a Intel Cometlake-RVP;
  • a Lenovo R500;
  • a Lenovo X1;
  • a Purism Librem 13 v4;
  • a Purism Librem 15 v4;
  • a Supermicro X10SLM-PLUS-F;
  • e para  UP-Squared.

O Coreboot agora suporta a UP Squared, a nova placa de computador/placa única baseada no SoC Intel Apollo Lake

Coreboot 4.10 foi lançado com novo suporte para muitos Chromebooks e placas-mãe genéricas

Para não ser confundido com o Atomic Pi Intel SBC de US $ 35 que visa competir diretamente com o Raspberry Pi, o UP Squared é um cartão de nível superior de US $ 150 com mais conectividade e opções. O UP Squared oferece duas portas Gigabit Ethernet, HDMI/DP, eMMC, mini-PCIe x1, MIPI CSI, conector de 40 pinos, duas portas USB 3.0 e outras opções. O Microsoft Windows e uma variedade de distribuições Linux são suportados.

Se você não estiver familiarizado com o UP Squared, contudo quiser saber mais, acesse UP-Board.org.

Somando-se a lista de recursos agora para este SBC de fator pequeno formato Intel é a capacidade de inicializar com o Coreboot. Por ser uma plataforma Intel mais nova, ainda requer os bits FSP de fonte fechada atualmente e outros componentes. Pelo menos é bom ver isso como uma opção para o tradicional BIOS/UEFI.

Detalhes sobre a porta do Corequarot UP Squared através desta entrada de revisão.

Processadores/SoCs recém-suportados para o Coreboot 4.10 são o AMD Picasso APU e o Qualcomm QCS405.

Mais detalhes sobre o Coreboot 4.10 através do Coreboot.org.

Via