Coreboot 4.11 traz muitas melhorias da Intel

Coreboot se junta à Open-Source Firmware Foundation
coreboot

O Coreboot 4.11 acaba de ser lançado como a compilação marcada do Coreboot que é usada como uma alternativa ao BIOS e firmware proprietário nas placas-mãe. Assim, o Coreboot 4.11 traz muitas melhorias da Intel.

Os cabeçalhos incluídos nos arquivos de origem foram removidos para evitar a leitura daqueles não utilizados e os fragmentos de código não usados. Símbolos duplicados do pré-processador e opções de configuração foram eliminados. Até a ACPI chamou a atenção, tornando nossas tabelas e códigos de código mais compatíveis do que nunca.

O código nos chipsets da Intel foi unificado um pouco mais em drivers para blocos de funções comuns, um esforço que estamos mais confiantes terá sucesso agora que a própria Intel o está conduzindo.

Entre as alterações encontradas nos últimos meses com o Coreboot, estão:

Coreboot 4.11 traz muitas melhorias da Intel

  • Limpeza de código para melhorar o estado da base de código do Coreboot;
  • Estendendo os drivers Kabylake e Cannonlake Coreboot da Intel;
  • Suporte para APU AMD Picasso;
  • Trabalho significativo no chipset Mediatek 8173;
  • A funcionalidade “VBoot” de inicialização verificada agora funciona para mais sistemas (que não são do Google);
  • Trabalho inicial no suporte ao Intel Tiger Lake;
  • As novas placas-mãe incluem muitos dispositivos Google (Chromebook), placa de referência AMD Padmelon, ASUS P5QL-EM, Lenovo R60, Lenovo ThinkPad T410, Lenovo ThinkPad T440P, Lenovo ThinkPad X301, Razer Blade Stealth Kabylake e Supermicro X11SSM-F/X11SSH- TF;
  • Ao avançar, o Coreboot deixará de lado o suporte AMD Torpedo Family 12h, pois ele não é mantido. Além disso, termina o suporte à arquitetura MIPS. Isso também está sendo descartado devido a nenhuma atividade.

Coreboot 4.11 traz muitas melhorias da Intel

Esse ciclo foi um pouco mais curto para nos aproximarmos do nosso cronograma regular de lançamentos na primavera e no outono. Desde a versão 4.10, havia 1630 novos commits por mais de 130 desenvolvedores. Destes, cerca de 30 contribuíram para o coreboot pela primeira vez, diz o anúncio oficial no blog do Coreboot.

Mais detalhes sobre o Coreboot 4.11 em Coreboot.org.

Via Phoronix