Um engenheiro de kernel da Canonical está agora propondo uma correção de desempenho Intel P-State para que os processadores Intel Alder Lake de última geração sejam portados para a série Linux 5.15 LTS. Por sua vez, isso deve fazer parte da compilação do kernel do Ubuntu 22.04, além de outros sistemas operacionais nesta última série de suporte de longo prazo para Linux. Portanto, a correção de desempenho do Intel Alder Lake deve fazer parte do Linux 5.15 LTS.
Isso segue a tendência dos usuários do Intel Alder Lake no Ubuntu 22.04 LTS que vão querer mudar para um kernel mais recente. Isso porque o Linux 5.16 e mais recente têm um desempenho geral significativamente melhor do que o Linux 5.15 e anteriores. É o caso do Core i9 12900K e outras CPUs híbridas Alder Lake com uma mistura de núcleos P e E.
Em sistemas com overclocking habilitado, o CPPC Higher Performance pode ser codificado para 0xff. Neste caso, mesmo que tenhamos núcleos com desempenho superior diferente, o ITMT não pode ser habilitado. Isso porque a implementação atual depende do Alto Desempenho do CPPC.
Nesses sistemas podemos usar o campo de desempenho máximo MSR_HWP_CAPABILITIES quando CPPC.Highest Performance for 0xff. Devido a motivos herdados, não podemos depender apenas de MSR_HWP_CAPABILITIES. Em alguns sistemas mais antigos, o CPPC Alto Desempenho é a única maneira de identificar diferentes núcleos com desempenho.
Correção de desempenho do Intel Alder Lake deve fazer parte do Linux 5.15 LTS
Conforme já falamos anteriormente, uma das principais correções no Linux 5.16 é este patch a partir de novembro para o driver Intel P-State para suporte ITMT em sistemas “overclocked”. Neste caso, overclock pode ser apenas uma modalidade otimizada para perfis de memória e similares e não overclocking convencional da própria velocidade da CPU. Embora esse patch tenha basicamente três linhas de código novo e bastante direto, ele nunca foi portado para nenhuma série estável do kernel Linux. No entanto, faz parte do kernel v5.16+.
Agora, depois de expor tudo isso publicamente e mostrar os ganhos significativos da v5.16+ em comparação com o kernel Linux 5.15 do Ubuntu 22.04, esse patch em questão está chegando a um futuro lançamento do Linux 5.15.
O engenheiro da Canonical Dimitri John Ledkov enviou esta semana aquele patch de novembro na lista de discussão estável, procurando lançá-lo para a série v5.15. Assim, supondo que nenhuma objeção seja levantada (o que não deve ser o caso, pois é uma mudança bastante direta), ele deve aparecer em breve em uma versão upstream do Linux 5.15 para que todos possam desfrutar. Isso inclui o Ubuntu 22.04 na remoção de patches de upstream e em seguida, aparecendo em uma atualização de versão estável para o Jammy Jellyfish.