Counter-Strike 2 agora disponível para Linux

Counter-Strike 2 agora disponível para Linux
Counter-Strike 2 agora disponível para Linux

Após o teste limitado do Counter-Strike 2 desde março, o Counter-Strike 2 foi lançado oficialmente e também há uma versão SteamOS/Linux disponível. Portanto, agora existe uma versão do Counter-Strike 2 disponível para Linux.

Os requisitos de sistema publicados para Counter-Strike 2 no Linux são Ubuntu 20.04 ou similar e mais recente, pelo menos uma CPU Intel Core i5 quad-core ou melhor, pelo menos 8 GB de RAM, gráficos AMD Radeon HD série 7000 GCN e mais recentes ou NVIDIA GeForce Gráficos GTX 600 “Kepler” e mais recentes e pelo menos 85 GB de armazenamento.

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Os requisitos de GPU precisam de um driver Vulkan, portanto, para aqueles que usam gráficos AMD de código aberto, se usarem GCN 1.0/1.1, isso significará usar o driver de kernel AMDGPU para compatibilidade RADV. Mas, em qualquer caso, esses requisitos de sistema são bastante flexíveis e aqueles que possuem qualquer sistema nos últimos anos devem estar facilmente em boa forma. Estarei executando alguns benchmarks do Linux em breve no Counter-Strike 2.

Para mais detalhes sobre Counter-Strike 2 veja SteamPowered.com.

Valve é uma grande colaboradora upstream do Linux e da comunidade de código aberto

Isso não deveria ser nenhuma surpresa para nenhum leitor de longa data do Phoronix e entusiastas dedicados de código aberto/Linux, mas a Valve, com seu trabalho no Steam Deck e no SteamOS, tem levantado o ecossistema de código aberto como um todo. Uma palestra esta semana no Open-Source Summit da Linux Foundation Europe destacou algumas das grandes e contínuas contribuições da Valve e seus parceiros.

Alberto Garcia, da empresa de consultoria de código aberto Igalia, que continua a colaborar com a Valve em algumas dessas melhorias no ecossistema Linux, falou longamente sobre como o SteamOS está contribuindo para o ecossistema Linux.

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SteamOS é construído sobre Arch Linux com um espaço de usuário GNU e systemd, o modo desktop apresenta KDE Plasma para o qual a Valve financiou algumas melhorias lá, Steam Play/Proton da Valve que aproveita o Wine tem sido imensamente valioso para jogadores e entusiastas de Linux junto com relacionados projetos de código aberto como DXVK/VKD3D-Proton, e também há trabalhos que estão fazendo em torno do gerenciamento de cores/HDR da AMD. Os engenheiros da Igalia estiveram envolvidos com a Valve no trabalho de gerenciamento de cores da AMD, bem como em outras áreas, como a habilitação de novos recursos do kernel Linux para permitir melhor suporte ao Steam Play.

Enquanto isso, o elefante na sala são as inúmeras melhorias que os engenheiros da Valve fizeram nos drivers Mesa OpenGL e Vulkan, bem como nos componentes do driver gráfico do kernel. Não apenas aos drivers gráficos AMD para beneficiar o hardware do Steam Deck, mas também ao Zink OpenGL-on-Vulkan e outras infraestruturas comuns. Mas nesta área de suporte ao driver gráfico Linux, as contribuições da Valve e de seus parceiros têm sido incrivelmente benéficas para o ecossistema de desktop Linux, mesmo fora dos jogos.

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