Categorias
Tecnologia

Criptografia E2EE chega às chamadas do Google Fi

Criptografia E2EE chega às chamadas do Google Fi. As chamadas telefônicas dos usuários do Fi agora contam com criptografia de ponta a ponta.

As chamadas com criptografia de ponta a ponta (E2EE) acabam de chegar ao Google Fi. O serviço, lançado em 2015, oferece chamadas, SMS e serviços de dados por meio de redes operadas pela T-Mobile e US Cellular nos EUA.

O Google Fi tem seu diferencial em relação aos demais serviços. No entanto, é, basicamente, mais serviço de operadora móvel. E, agora, ele conta com a criptografia de ponta a ponta para chamadas telefônicas para outros usuários do Fi.

A criptografia ponta a ponta garante que as conversas permaneçam criptografadas desde o momento em que saem do smartphone até quando chegam na outra ponta, literalmente de ponta a ponta. Além disso, não há descriptografia do lado do servidor, o que significa que os dados não podem ser coletados no meio dos servidores que transmitem suas mensagens.

Assim, a tecnologia garante total sigilo nas suas comunicações. Sua privacidade é preservada e você pode conversar de maneira segura com todos os seus contatos, sem se preocupar se alguém está tendo acesso a isso.

Google Fi: Criptografia de ponta a ponta nas chamadas é uma realidade

criptografia-e2ee-chega-as-chamadas-do-google-fi
Imagem: Reprodução | XDA-Developers

A criptografia de ponta a ponta é um ponto de venda de muitos aplicativos de mensagens de texto como o Signal, por exemplo, pois é um passo importante para garantir a privacidade de um usuário, e o Google é um dos primeiros a oferecê-la em chamadas telefônicas.

A empresa afirma que as mensagens SMS enviadas pela rede ainda não são criptografadas de ponta a ponta, mas incentiva os usuários a verificar o Google Mensagens, que tem criptografia de ponta a ponta ao usar Rich Communication Services (RCS).

Os usuários poderão ver se estão em uma chamada criptografada de ponta a ponta no discador, mas também ouvirão um tom de toque exclusivo antes de serem conectados. As chamadas serão criptografadas de ponta a ponta por padrão, embora haja algumas limitações.

O novo recurso requer uma conexão de celular ou Wi-Fi e não funciona com dispositivos que não sejam de telefone, como um computador, por exemplo. Além disso, ele também não funcionará para chamadas em grupo com mais de três participantes, e os detalhes da chamada, como duração, números de telefone, horário e correios de voz não são criptografados.

Infelizmente, também não há opção para desativar a criptografia de ponta a ponta e ela será ativada automaticamente, desde que você e a outra pessoa estejam em smartphones Android no Fi. Mas, se você preza pela privacidade, com certeza, esse não é um ponto ruim.

Via: XDA-Developers

Por Jardeson Márcio

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias.
Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Sair da versão mobile