Além de destacar o que há de novo, o Google forneceu uma programação de lançamento para o Android 12. Isso mesmo, foi liberado um cronograma do Android 12. Haverá oito lançamentos no total antes da disponibilidade pública em algum momento depois de agosto.
Cronograma do Android 12
O cronograma liberado pelo Google não foge muito do que aconteceu com o lançamento do Android 11. Ou seja, o Google está fracionando os lançamentos. As três primeiras compilações do Android 12 de fevereiro a abril são classificadas como Developer Previews (Visualizações de desenvolvedor):
- Developer Preview 1: construção inicial com foco no feedback do desenvolvedor, com novos recursos, APIs e mudanças de comportamento;
- Developer Preview 2: atualização incremental com recursos adicionais, APIs e mudanças de comportamento;
- Developer Preview 3: atualização incremental para estabilidade e desempenho.
Além disso, em maio, o Android 12 Beta estará disponível como um OTA para uma instalação pública mais fácil. O Google está adicionando uma versão beta extra este ano, que chega em agosto.
- Beta 1: Lançamento inicial com qualidade beta, atualização over-the-air para os primeiros usuários que se inscreverem no Android Beta;
- Beta 2-3: Release de qualidade Beta incremental;
- Beta 3: Versão do candidato a lançamento;
- Beta 4: Marco de estabilidade da plataforma. APIs finais e comportamentos. A publicação do Play é aberta;
- Candidato: Versão do candidato à liberação;
- Versão final: versão do Android 12 para AOSP e ecossistema.
O último beta será o lançamento de “Estabilidade da Plataforma” para permitir que os desenvolvedores comecem os testes finais várias semanas antes do lançamento oficial. O marco fará com que o Android 12 alcance o SDK/NDK final e APIs internas, bem como comportamentos de sistema voltados para aplicativos.
A versão do Android 12 Developer Preview já disponível, apresenta muitos recursos. Com esse cronograma lançado, a ansiedade para a versão final se atenua e, conseguimos ir acompanhando de perto o que permanece e o que é retirado em cada versão, até a final.