Nos dias atuais, há uma grande corrida pra implementar o recurso de Inteligência Arficial. Todo tipo de aplicativo vem desenvolvendo o uso de IA para facilçitar a vida dos usuários. Ou pelo menos quase todos os aplicativos. Isso porque o Darktable pode ser uma das poucas exceções. A chegada do software de fotografia Darktable 4.8 RAW remove um de seus recursos de IA depois de perceber que ele funcionava muito mal. Portanto, o Darktable 4.8 remove recurso de IA depois de descobrir que não funciona bem.
Darktable é um maravilhoso pacote de software de fotografia multiplataforma de código aberto. Com a versão Darktable 4.8 de hoje, há um novo módulo equalizador de cores para controlar matiz/luminosidade/saturação com base em cores, novos módulos de “ampliar tela” e “sobreposição”, um botão de alternância para o modo de câmara escura, melhorias de desempenho e uma variedade de outros aprimoramentos menores.
Mas também eliminou um recurso de “IA” ao perceber que a implementação atual não funciona particularmente bem. As opções de IA dentro do módulo de calibração de cores da Darktable foram removidas com base em serem apenas “qualidade medíocre”, de acordo com as notas de lançamento.
Darktable 4.8 remove recurso de IA depois de descobrir que não funciona bem
Essa mesclagem removeu as opções de detecção de IA para detectar superfícies e bordas de imagem. A remoção decorre deste relatório de bug de janeiro de 2023, com a detecção por IA de superfícies de imagem não detectando nada. Outros também experimentaram mau comportamento semelhante. O assunto foi ainda mais discutido no final do ano passado neste relatório de bugs.
Para o Darktable 4.8, esses recursos de detecção de IA estão ocultos, mas o código permanece. Esse código pode ser descartado em uma versão futura se novas implementações não se materializarem.
Mais detalhes sobre as mudanças e downloads do Darktable 4.8 via GitHub.