Debian 12.0 chega com Linux 6.1 LTS e manuseio de firmware não-livre mais fácil

OpenMediaVault 7.0 chegou para Debian 12 Powered NAS Platform
Distribuição Linux Neptune 8.0 “Juna” saiu com base no Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”

Após mais de um ano e meio em desenvolvimento, o Debian 12 está sendo lançado oficialmente neste final de semana como o último grande lançamento para esta distribuição Linux mantida há muito tempo. Assim, o novo Debian 12.0 chega com o kernel Linux 6.1 LTS e manuseio de firmware não-livre mais fácil.

“Após 1 ano, 9 meses e 28 dias de desenvolvimento, o projeto Debian tem o orgulho de apresentar sua nova versão estável 12 (codinome bookworm). O bookworm será suportado pelos próximos 5 anos graças ao trabalho combinado da equipe Debian Security e da equipe Debian Long Term Support.

Na série estável do Debian 11, há uma infinidade de atualizações de pacotes para aproveitar com o Debian 12. O Debian 12 é alimentado pelo kernel Linux 6.1 LTS, os pacotes são construídos usando o compilador GCC 12.2, o compilador LLVM/Clang 14 também está disponível junto com uma opção LLVM/Clang 15, PHP 8.2 a versão padrão, Rust 1.63 está disponível, Glibc 2.36 está em uso e várias outras atualizações de pacotes. No lado da área de trabalho, GNOME 43, KDE Plasma 5.27, Xfce 4.18, LXDE 11 e MATE 1.26 estão entre as opções de área de trabalho.

Debian 12.0 chega Linux 6.1 LTS e manuseio de firmware não-livre mais fácil

Alguns dos outros trabalhos no Debian 12 incluem manuseio mais fácil de firmware não-livre graças ao seu novo repositório e integração do instalador, UEFI no suporte ARM64 e muitas outras mudanças para acompanhar outros ambientes Linux modernos.

Downloads e mais informações sobre o lançamento do Debian 12.0 podem ser encontrados no anúncio oficial desta manhã em Debian.org. Existem 11.089 novos pacotes no Debian 12 para uma contagem total de pacotes de 64.419.

O bookworm tem mais páginas de manual traduzidas do que nunca, graças aos nossos tradutores que disponibilizaram páginas de manual em vários idiomas, como: tcheco, dinamarquês, grego, finlandês, indonésio, macedônio, norueguês (Bokmål), russo, sérvio, sueco, ucraniano, e vietnamita. Todas as páginas de manual do systemd agora estão totalmente disponíveis em alemão.