Os desenvolvedores Debian irão descontinuar sua arquitetura de CPU MIPS little-endian “mipsel” de 32 bits daqui para frente. O Debian 12 “Bookworm” é o último da linha que suporta a arquitetura MIPS little-endian. MIPSEL agora foi removido do Debian instável/experimental daqui para frente. MIPSEL foi uma das arquiteturas mais antigas remanescentes no Debian, com apenas i386 sendo mais antiga e agora AMD64 a segunda mais antiga. Então, a distribuição Debian está abandonando MIPS Little Endian “mipsel” de 32 bits.
A justificativa para o Debian, o abandono da arquitetura little-endian MIPS se deve ao problema “Y2038” do ano 2038 não resolvido lá, ao limite de memória do espaço do usuário 2G e à falta de mão de obra por parte dos desenvolvedores Debian para manter a arquitetura. Como tal, ele está sendo retirado das arquiteturas oficiais de lançamento do Debian, enquanto o MIPS64EL, como variante little-endian de 64 bits, continuará a ser mantido.MIPSEL sendo removido do Debian instável/experimental também foi anunciado na lista de discussão.
Debian abandonando MIPS Little Endian “mipsel” de 32 bits
Aqueles que ainda executam MIPS little-endian de 32 bits provavelmente estão fazendo isso em dispositivos embarcados antigos, como roteadores e, como tal, também não provavelmente atualizarão para versões mais recentes do Debian com tanta frequência, se é que o fazem. Portanto, retirá-lo agora da fase experimental/teste após o recente lançamento do Debian 12 faz sentido, dada a falta de recursos do desenvolvedor e outras limitações técnicas mencionadas.