Categorias
Tecnologia

Debian GNU/Hurd adiciona Kernel SMP Experimental de 32 bits e Compilador Rust

O Debian GNU/Hurd adiciona Kernel SMP Experimental de 32 bits e Compilador Rust. A equipe do GNU Hurd lançou sua atualização de status do Q2’2024 para descrever a atividade recente em torno desta plataforma de micro-kernel.

Durante o último trimestre, cabeçalhos públicos para a porta GNU Mach AArch64 foram confirmados como API/ABI para esta porta. Os desenvolvedores do Hurd agora foram capazes de executar alguns servidores Hurd, executar a Glibc e executar programas Unix simples no AArch64 Hurd… Então, sim, o Hurd/Mach agora está trabalhando em hardware ARM de 64 bits. Mas “nem tudo está funcionando ainda” em hardware real.

Debian GNU/Hurd adiciona Kernel SMP Experimental de 32 bits e Compilador Rust

A outra notícia interessante do Hurd é que o Debian GNU/Hurd agora oferece um kernel experimental GNU Mach SMP de 32 bits, bem como um compilador Rust (rustc). Sim, finalmente em 2024 chega o Debian GNU/Hurd com um kernel simétrico de multiprocessamento (SMP) para hardware/VMs multi-core, mas ainda está limitado a apenas x86 de 32 bits por enquanto. Hurd há muito tempo ficou para trás no suporte SMP e x86_64. Experimentando o Debian GNU/Hurd há uma década, mas com algum progresso desde então.

Debian GNU/Hurd adiciona Kernel SMP Experimental de 32 bits e Compilador Rust

O desenvolvedor Samuel Thibault explicou sobre o suporte inicial ao kernel SMP e PAE (Physical Address Extension) de 32 bits:

No último upload do gnumach, adicionei variantes smp e pae do kernel. pae deve ser relativamente bom e permitir acessar mais do que a memória 3G. O SMP é completamente experimental, e precisa de correção aqui e ali, parece que o roteamento IRQ, notadamente, precisa de correções, mas pelo menos as pessoas podem facilmente tentar.

Debian GNU/Hurd é até compilar cerca de 71% do repositório de pacotes Debian.

Mais detalhes sobre este progresso do Q2’2024 no GNU Hurd podem ser encontrados no site do projeto Hurd.

Por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Sair da versão mobile