A arquitetura de hardware RISC-V (riscv64) agora terá oficialmente suporte pelo sistema operacional Debian GNU/Linux. O Projeto Debian anunciou hoje esta importante implementação.
Até agora, o Debian possuía suporte apenas em arquiteturas de hardware de 64 bits (amd64), 32 bits (i386), PowerPC 64 bits Little Endian (ppc64el), IBM System z (s390x), MIPS 64 bits Little Endian (mips64el), MIPS 32 bits Little Endian (mipsel), MIPS, Armel, ARMhf e AArch64 (arm64).
Se você quisesse executar o Debian GNU/Linux na arquitetura RISC-V, uma arquitetura de conjunto de instruções (ISA) de código aberto baseada nos princípios estabelecidos de computação de conjunto reduzido de instruções (RISC), você teria que contar com uma porta Debian para hardware RISC-V little-endian de 64 bits executando o kernel do Linux.
Não mais, já que a arquitetura RISC-V (riscv64) agora é oficialmente com suporte. Sendo assim, você pode navegar pelo arquivo aqui ou se quiser adicioná-lo ao seu arquivo sources.list.
Debian GNU/Linux agora terá suporte na arquitetura RISC-V
No entanto, o RISC-V está disponível apenas para as suítes Debian Sid (Unstable) e Debian Experimental. Al e o arquivo está quase vazio no momento da escrita.
“Nosso próximo passo é construir um conjunto mínimo de ~90 pacotes fonte usando o arquivo debian-ports e então importá-los para o arquivo oficial,” disse Aurelien Jarno. “Esses pacotes serão assinados com uma chave GPG especial usando debian-riscv@lists.debian.org como endereço de e-mail, permitindo um rastreamento fácil.”
Se tudo correr conforme o planejamento, poderemos ver o RISC-V como uma arquitetura oficialmente com suporte. Isso começando com o próximo grande lançamento do Debian GNU/Linux, o Debian 13 “Trixie”, que sairá estável em junho de 2025.