Em um futuro não muito distante, a distribuição Linux Debian vai eliminar o i386. Houve recentemente uma mini DebConf em Cambridge onde a equipe de lançamento do Debian GNU/Linux deu uma olhada e descobriu alguns itens daqui para frente, incluindo o futuro sombrio do i386 daqui para frente.
A equipe de lançamento do Debian decidiu que o kernel Linux, o instalador do Debian e as equipes de imagem do Debian “deixarão de suportar i386 em um futuro próximo.”
O desenvolvedor Debian Paul Gevers compartilhou deste sprint de Cambridge:
Debian vai eliminar o i386 em um futuro próximo. O que será dessa arquitetura?
Na medida em que ainda o fazem, prevemos que as equipes de kernel, d-i e imagens deixarão de oferecer suporte ao i386 em um futuro próximo. Depois disso, existem duas rotas para executar o i386:
- como uma opção multi-arch em um sistema AMD64
- como um chroot i386 em outro sistema de arquitetura
Não estamos planejando fazer do i386 uma arquitetura parcial como o Ubuntu fez, o arch:any ainda conterá o i386, então tudo é compilado por padrão. Os mantenedores que desejam abandonar o suporte ao i386 podem fazê-lo após a coordenação com as dependências reversas (construção) de seu pacote, como acontece com a eliminação do suporte para qualquer outra arquitetura. Também gostamos de observar que não nos opomos a alterações na linha de base quando essas alterações ocorrerem (é uma questão portuária).
Mais detalhes sobre os outros itens discutidos pela equipe de lançamento do Debian podem ser encontrados na lista de discussão. Mas considerando que outras distribuições Linux têm se afastado do i386 há anos e algumas distribuições Linux até mesmo aumentando suas linhas de base da microarquitetura x86-64, não é muito surpreendente ver o Debian também finalmente se afastando mais do i386, especialmente à frente do Debian. 13 será lançado em aproximadamente dois anos.