A distribuição Debian vai suportar o Systemd-boot. Assim, o desenvolvedor Debian Luca Boccassi começou a trabalhar no suporte de inicialização systemd para usá-lo como uma alternativa ao carregador de inicialização GRUB.
Com patches pendentes para o Instalador Debian, ao usar o modo “expert” para a instalação, haveria a capacidade opcional de usar systemd-boot para inicializar a instalação do Debian Linux em vez de depender do GRUB.
Por enquanto, porém, o suporte ao systemd-boot no Debian Installer é limitado ao modo expert. Mas com o tempo ele pode ser expandido para mostrar por padrão, após testes suficientes, bem como obter a integração UEFI Secure Boot resolvido. O plano, porém, é que o GRUB continue sendo o carregador de inicialização padrão do Debian.
Debian vai suportar o Systemd-boot
Aqueles interessados em usar o systemd-boot com o Debian podem ver este thread da lista de discussão debian-boot iniciado sobre os pedidos de mesclagem fornecendo este suporte inicial. Será interessante ver o quão longe está a integração systemd-boot até o próximo lançamento do Debian, Debian 13 “Trixie”, que provavelmente verá sua estreia estável em 2025.