Deepfake do presidente ucraniano Zelenskyy é removida pelo Facebook

deepfake-do-presidente-ucraniano-zelenskyy-e-removida-pelo-facebook

O Facebook removeu um vídeo deepfake do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy que se espalhava pela rede social. O vídeo falso, exibia o presidente ucraniano pedindo às tropas ucranianas que deponham as armas e se rendam.

Nathaniel Gleicher, chefe de política de segurança da Meta, empresa controladora do Facebook, disse que a rede social identificou e removeu um vídeo deepfake alegando mostrar o presidente Zelensky emitindo uma declaração que ele nunca fez.

De acordo com o Facebook, o vídeo deepfake apareceu em um site supostamente comprometido e depois começou a ser exibido na Internet. “Revisamos e removemos rapidamente este vídeo por violar nossa política contra mídia manipulada enganosa e notificamos nossos colegas em outras plataformas”, disse.

Vídeo deepfake do presidente ucraniano

O vídeo alterado foi compartilhado pela primeira vez no site comprometido da Ucrânia 24 após uma violação na quarta-feira, de acordo com o DailyDot (Via: BleepingComputer), e se espalhou para outros sites de notícias comprometidos, incluindo o Segodnya.

deepfake-do-presidente-ucraniano-zelenskyy-e-removida-pelo-facebook

O presidente Zelenskyy também reagiu às notícias do deepfake circulando na Internet com um vídeo próprio para neutralizar a capacidade do deepfake de enganar seu público-alvo, pedindo às tropas russas que se rendessem e voltassem para casa.

“Se eu posso oferecer alguém para depor as armas, são os militares russos”, disse Zelenskyy. “Vá para casa. Porque estamos em casa. Estamos defendendo nossa terra, nossos filhos e nossas famílias.”

O BleepingComputer lembra que o Stratcom Center ucraniano, o Centro de Comunicações Estratégicas e Segurança da Informação do país, alertou há duas semanas  que a Rússia pode usar vídeos deepfake criados usando algoritmos de aprendizado de máquina que “são quase impossíveis de distinguir dos reais”. “Esteja ciente – isso é uma farsa! Seu objetivo é desorientar, semear pânico, desacreditar os cidadãos e incitar nossas tropas a recuar. Tenha certeza – a Ucrânia não vai capitular”, disse a agência do governo ucraniano.

Mais ações do Facebook

O Facebook também derrubou contas usadas pelo grupo de hackers Ghostwriter, vinculado à Bielorrússia, para atingir oficiais e militares ucranianos, que mais tarde seriam usados ??para divulgar vídeos retratando soldados ucranianos se rendendo à Rússia e, provavelmente, para espalhar deepfakes.

Além disso, a Equipe de Resposta a Emergências de Computadores da Ucrânia (CERT-UA) observou ataques de phishing direcionados às contas de e-mail privadas de militares ucranianos. O lançamento deste vídeo deepfake está alinhado com uma declaração feita pelo Serviço de Segurança Ucraniano (SSU) antes da invasão da Rússia, dizendo que o país é alvo de uma “onda massiva de guerra híbrida”.

Via: BleepingComputer

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile