Departamento dos EUA suspende o uso de drones fabricados na China por medo de espionagem ou ataque cibernético!

departamento-dos-eua-suspende-o-uso-de-drones-fabricados-na-china-por-medo-de-espionagem

Toda a frota de drones comprada pelos EUA para uso no Departamento do Interior dos EUA é fabricado na China ou possui peças chinesas. Para quem não conhece, o departamento faz parte do supervisionamento federal de terras e recursos.

A notícia foi divulgada pelo Wall Street Journal, segundo o jornal, o departamento está aterrando toda a sua frota de drones aéreos, são mais de 800 UAVs. A preocupação do governo é que ao utilizar estes drones, o governo possa ser vítima de espionagem chinesa ou ataques cibernéticos.

O pedido da suspensão do uso de drones contendo peças ou fabricação chinesa, foi feito pelo secretário do interior David Bernhardt. Assim, todos os equipamentos vão passar por uma rigorosa análise para verificar suposta possibilidade de espionagem.

O secretário Bernhardt está reavaliando o programa de drones do Departamento do Interior. Até que esta reavaliação seja concluída, o Secretário determinou que os drones fabricados na China ou fabricados com componentes chineses sejam aterrados, a menos que estejam sendo utilizados atualmente para fins de emergência, como combater incêndios, busca e salvamento e lidar com desastres naturais que podem ameaçar a vida ou propriedade, disse uma declaração da porta-voz do Departamento do Interior Melissa Brown dada ao The Verge.

Essa medida esta sendo vista como mais uma no portifólio de tentativas dos EUA para punir as empresas chinesas. Segundo o relato, o governo quer punir estas empresas por suposto roubo de segredo comercial. No entanto, vale lembrar, que o governo dos EUA compra bilhões de dólares em produtos e equipamentos de empresa chinesas todos os anos.

Até o momento da escrita deste artigo, nenhuma nova informação ou confirmação sobre as suspeitas de espionagem foram confirmadas.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.