Desenvolvedor consegue executar Windows 10 em um Raspberry Pi 4

Desenvolvedor consegue executar Windows 10 em um Raspberry Pi 4
windows 10 raspberry pi

Que a maquininha é poderosa, ninguém duvidava. Porém, agora, um desenvolvedor acaba de anunciar que consegue executar o Windows 10 completo (e pesado) em um Raspberry Pi 4. Para quem não sabe, o sistema sempre gerou grandes expectativas e poderia, em tese, rodar em praticamente qualquer dispositivo, até mesmo no ARM, desde que sejam trabalhados para isto. Agora, portanto, é possível executar o Windows 10 esta versão pode ser executada no Raspberry Pi 4. Lembrando que o dispositivo possui sistemas baseados em Linux especialmente desenvolvidos para ele.

A informação foi publicada no site Windows Latest. Segundo o relato, um desenvolvedor conseguiu executar a versão completa do Windows 10 no Raspberry Pi 4 B, graças ao suporte do ARM.

Não é pouca coisa. Sendo assim, demostra o grande salto ocorrido entre a chegada do Raspberry Pi 4 e o Raspberry Pi 3. Tudo graças aos núcleos Cortex-A72 de alto desempenho (um pouco antigos hoje, é claro), para poder rodar em telas 4K, têm USB 3.0 e podem ser equipadas com até 4 GB de RAM.

O Windows 10 no ARM funciona muito melhor no Raspberry Pi 4, porém, de maneira limitada

Windows 10 Raspberry 4

Para usar o Windows 10 no ARM no Raspberry Pi 4, o desenvolvedor @ marcinoo97 usou a ferramenta que já estava disponível para o 3, WoA Deployer. Segundo ele, o Windows 10 no Raspberry Pi 4 “é muito mais rápido” do que no modelo anterior. A versão do sistema usado é a Atualização 1803 ou Windows 10 de abril de 2018, mas não é mencionado por que não foi executada uma versão mais recente, como a Atualização de novembro de 2019.

No entanto, essa maneira de usar o sistema Microsoft no Pi não tem limitações ou problemas, porque no momento reconhece que não foi capaz de fazer o sistema reconhecer mais de 1 GB de RAM. Isso faz com que o Gerenciador de tarefas exiba 95% de uso de memória em sua captura. Esses tipos de problemas são normais nos estágios iniciais desses testes e é possível que todos os recursos sejam usados ??em breve.

https://www.youtube.com/watch?v=HPVVi0hJNO8

No momento, como Marcin comenta no Twitter, este é um processo para usuários muito avançados e não deu instruções claras sobre como instalar. É muito interessante que isso possa ser alcançado, mas não devemos esquecer que isso não é algo que a Microsoft oficialmente apóia. De qualquer forma, o simples fato de poder usar o sistema abre uma imensa porta de possibilidades.

Fonte: Genbeta