O principal líder do projeto Fedora, Matthew Miller, deixou um anúncio oficial sobre os trabalhos realizados em 2021 e as perspectivas para o novo ano que se aproxima. De acordo com a publicação da Fedora Magazine ele está orgulhoso de tudo o que ocorreu este ano. Porém, ele também lamenta que a pandemia de covid-19 esteja a todo vapor e que as comemorações ainda não possam ser presenciais como ele gostaria. Assim, desenvolvedores do Fedora destacam trabalhos feitos e projetos para 2022
Apesar das restrições que obrigam a tudo ocorrer de forma virtual, ele destaca alguns asspectos positivos:
O Nest With Fedora reuniu mais de 700 Fedorans – quase o dobro do tamanho do Nest 2020. Expandimos nosso Dia da Mulher Fedora anual para a Semana da Diversidade Fedora, celebrando a rica diversidade que torna o Fedora uma grande comunidade. E melhoramos a forma como nos comunicamos, trazendo mais conversa para a discussão e adicionando um novo servidor de bate-papo usando o protocolo open Matrix. E tudo isso contou com nosso novo logotipo, apresentado nesta primavera.
Ele destacou também todo o progresso em torno do Fedora 34 que saiu no começo deste ano.
O Fedora Workstation 34 liderou o caminho entre as principais distribuições de desktop, apresentando o GNOME 40 – uma melhoria significativa no ambiente de desktop amplamente utilizado. Também mudamos o sistema de áudio padrão para PipeWire. E, embora tenhamos quebrado nossa raia de pontualidade com o Fedora Linux 35, isso só mostra o quão seriamente levamos a qualidade – queremos estar na liderança, não “bleeding edge”, e continuamos a demonstrar isso no que entregamos aos usuários.
Desenvolvedores do Fedora destacam trabalhos feitos e projetos para 2022
O líder também destacou o carinho dos usuários que escolheram o Fedora como a Melhor Distribuição Linux pelo segundo ano consecutivo no Linux Unplugged “Tuxies”. Outros sites especializados também elegeram o Fedora como o principal sistema deste ano, sempre na vanguarda das inovações relacionadas ao código aberto.
Como o trabalho que fazemos é tecnicamente sólido e nossa comunidade incorpora o melhor do código aberto, a Amazon Web Services anunciou que a próxima versão do AWS Linux será baseada no Fedora Linux. Isso não é apenas uma validação de todo o esforço que colocamos no projeto, mas apresenta uma grande oportunidade de fazer nossa comunidade crescer. Estou ansioso para trabalhar com engenheiros da AWS no Fedora no próximo ano.
Enquanto olhamos para 2022, muitas coisas ainda são incertas. Mas não importa o que aconteça, o Fedora continuará a ser uma comunidade inclusiva, acolhedora e de mente aberta que cria uma plataforma inovadora para hardware, nuvens e contêineres que permite aos desenvolvedores de software e membros da comunidade construir soluções personalizadas para seus usuários.