Desenvolvedores retomam projeto do sistema de gestão em informática Ocomon

Desenvolvedores retomam projeto do sistema de gestão em informática Ocomon

Se você procura um sistema completo de gestão de suporte técnico e ativos de informática, certamente já ouviu falar o Ocomon. Pois agora, depois de muitos anos parado, o projeto retou o desenvolvimento. O OcoMon é um sistema livre e de código aberto para gerenciamento e operacionalização de áreas de prestação de serviços de suporte técnico. Ele se popularizou no Brasil entre os anos de 2005 e 2009. Mesmo assim, ainda está presente em todo o território nacional. Portanto, agora, desenvolvedores retomam projeto do sistema de gestão em informática Ocomon.

Durante muitos anos o desenvolvimento do projeto ficou estagnado, sem atualizações de qualquer ordem ou mesmo suporte oficial. Entretanto, agora em 2020 o projeto retornou com muita força e impacto na comunidade do Software Livre nacional, trazendo um novo site. Além disso, criaram um canal com dicas de uso do sistema no Youtube  e uma conta no Twitter para interação dinâmica com a comunidade.

Após anos abandonado, desenvolvedores retomam projeto do sistema de gestão em informática Ocomon

Inicialmente, em meados de julho foi lançada a versão 2.0 que trouxe algumas novas funcionalidades mas principalmente correções diversas para a versão lançada ainda lá em 2009. E finalmente, agora em dezembro foi lançada a versão 3.0, essa sim, trazendo mudanças substanciais, tanto na parte visual, com uma nova experiência de uso, quanto no core do sistema com melhorias importantes e significativas.

O changelog da versão está na página principal. Você também pode conferir por lá as dicas de instalação e outras informações importantes. Um manual vai orientar sobre as dúvidas relacionadas ao recurso.

Destaques do Ocomon 3.0

Desenvolvedores retomam projeto do sistema de gestão em informática Ocomon

Entre as principais novidades, merecem destaque o sistema de paradas de relógio e a área de configuração de Jornadas de Trabalho, que em conjunto às definições de tempos para respostas e tempos para soluções deixam a operação e gerenciamento de SLAs/OLAs muito mais simples e versáteis. Além disso, cabe ressaltar o excelente painel de controle que além dos gráficos com as principais estatísticas dos chamados também traz um sistema de cards informativos extremamente úteis e funcionais.

Apesar de tantas mudanças, a principal característica do sistema permanece inalterada: a simplicidade. É muito fácil entender seu funcionamento e adaptá-lo às necessidades e processos.

Gostaria de testar a versão 3.0 do OcoMon sem precisar instalar? Justamente com esse propósito há um container Docker com o sistema prontinho para testes. Além disso, as instruções estão na página de downloads do site.

Para mais informações acesse o site oficial: https://ocomonphp.sourceforge.io/.