Se você procura um sistema completo de gestão de suporte técnico e ativos de informática, certamente já ouviu falar o Ocomon. Pois agora, depois de muitos anos parado, o projeto retou o desenvolvimento. O OcoMon é um sistema livre e de código aberto para gerenciamento e operacionalização de áreas de prestação de serviços de suporte técnico. Ele se popularizou no Brasil entre os anos de 2005 e 2009. Mesmo assim, ainda está presente em todo o território nacional. Portanto, agora, desenvolvedores retomam projeto do sistema de gestão em informática Ocomon.
Durante muitos anos o desenvolvimento do projeto ficou estagnado, sem atualizações de qualquer ordem ou mesmo suporte oficial. Entretanto, agora em 2020 o projeto retornou com muita força e impacto na comunidade do Software Livre nacional, trazendo um novo site. Além disso, criaram um canal com dicas de uso do sistema no Youtube e uma conta no Twitter para interação dinâmica com a comunidade.
Após anos abandonado, desenvolvedores retomam projeto do sistema de gestão em informática Ocomon
Inicialmente, em meados de julho foi lançada a versão 2.0 que trouxe algumas novas funcionalidades mas principalmente correções diversas para a versão lançada ainda lá em 2009. E finalmente, agora em dezembro foi lançada a versão 3.0, essa sim, trazendo mudanças substanciais, tanto na parte visual, com uma nova experiência de uso, quanto no core do sistema com melhorias importantes e significativas.
O changelog da versão está na página principal. Você também pode conferir por lá as dicas de instalação e outras informações importantes. Um manual vai orientar sobre as dúvidas relacionadas ao recurso.
Destaques do Ocomon 3.0
Entre as principais novidades, merecem destaque o sistema de paradas de relógio e a área de configuração de Jornadas de Trabalho, que em conjunto às definições de tempos para respostas e tempos para soluções deixam a operação e gerenciamento de SLAs/OLAs muito mais simples e versáteis. Além disso, cabe ressaltar o excelente painel de controle que além dos gráficos com as principais estatísticas dos chamados também traz um sistema de cards informativos extremamente úteis e funcionais.
Apesar de tantas mudanças, a principal característica do sistema permanece inalterada: a simplicidade. É muito fácil entender seu funcionamento e adaptá-lo às necessidades e processos.
Gostaria de testar a versão 3.0 do OcoMon sem precisar instalar? Justamente com esse propósito há um container Docker com o sistema prontinho para testes. Além disso, as instruções estão na página de downloads do site.
Para mais informações acesse o site oficial: https://ocomonphp.