Recentemente, tivemos o lançamento do novo ambiente de trabalho GNOME 44 chamado de “Kuala Lumpur”. Ele está presente em distribuições como Ubuntu e Fedora Workstation. No entanto, os desenvolvedores do GNOME acabaram de anunciar o cronograma do próximo grande lançamento, o GNOME 45.
É isso mesmo, ainda em meados deste ano desfrutaremos de outro grande lançamento do popular ambiente de área de trabalho GNOME. Assim, o GNOME 45 agora tem uma data de lançamento cravada para 20 de setembro. Além disso, há um cronograma oficial de lançamento que nos dá detalhes sobre o período de seis meses, após um longo ciclo de desenvolvimento.
Desktop GNOME 45 deve estar pronto em 20 de setembro de 2023
O ciclo de desenvolvimento do GNOME 45 começa agora, mas a primeira versão de teste estará pronta para o público dentro de apenas alguns meses. Então, veja aqui os principais marcos do ciclo de desenvolvimento do GNOME 45:
- GNOME 45 Alpha – 1º de julho de 2023
- GNOME 45 Beta – 5 de agosto de 2023
- GNOME 45 RC – 2 de setembro de 2023
- Final do GNOME 45 – 20 de setembro de 2023.
Quanto aos novos recursos do GNOME 45, é muito cedo para falar sobre eles, é claro, mas de acordo com alguns rumores e este pedido de fusão de Alexander Mikhaylenko, parece que finalmente poderemos desfrutar de cores de destaque nativas no GNOME Shell e aplicativos GTK.
O suporte para cores de destaque já é possível no GNOME por meio de extensões, como esta, mas não é um recurso integrado, então o GNOME 45 pode mudar isso, espero.
O GNOME 45 terá o codinome “Riga”, em homenagem à cidade anfitriã do evento GUADEC (GNOME Users And Developers European Conference) 2023, que acontecerá de 26 a 31 de julho em Riga, Letônia.
Enquanto isso, se você estiver usando uma das séries de ambiente de área de trabalho GNOME atualmente suportadas, fique de olho no primeiro lançamento pontual do GNOME 44 e na sexta atualização de manutenção da série GNOME 43, ambos com lançamento previsto para a segunda quinzena de abril.