Foi uma semana agitada para os desenvolvedores do KDE antes do lançamento do Plasma 6.1 Beta deste final de semana. Assim, o desktop KDE recebe muitos recursos de última hora antes do Plasma 6.1 Beta.
O desenvolvedor do KDE, Nate Graham, em seu resumo semanal de desenvolvimento, descreveu todas as mudanças interessantes para chegar ao desktop Plasma 6.1 antes do congelamento de recursos que entrou em vigor com a versão beta.
Desktop KDE recebe muitos recursos de última hora antes do Plasma 6.1 Beta
“Acabamos de ramificar para o Plasma 6.1 e lançamos o beta, o que significa que a janela para adicionar novos recursos já fechou. Mas antes disso, uma tonelada de coisas incríveis entraram! O Plasma 6.1 promete ser um lançamento grande e impressionante”, disse Nate Graham.
“Provavelmente a coisa mais impactante é o suporte de buffer triplo no Wayland! Isso deve tornar as animações e a renderização de tela mais suaves em geral – idealmente até o nível da sessão X11, que já fazia buffer triplo. Este trabalho de Xaver Hugl está em andamento há muito tempo e aterrissa no Plasma 6.1”, completou.
Entre as mudanças do KDE para terra esta semana incluíram:
- Suporte de buffer triplo no Wayland com KWin.
- Suporte para o portal de captura de entrada feito no Plasma 6.1.
- O Plasma 6.1 agora permite ativar/desativar o suporte ao limite de carga da bateria encontrado em alguns laptops no Linux.
- Suporte para configurar o bloqueador de tela para desbloquear sem uma senha.
- O Plasma agora suporta tentativas de interceptação para tocar o sino do sistema e substituí-lo por um som mais agradável do tema sonoro. Nate Graham comentou: “Nosso longo pesadelo nacional de sons de bipe de erro chocante agora acabou!!!”
- Várias melhorias nas configurações do sistema.
- Desfoque reduzido para imagens SVG graças à melhoria da forma como são renderizadas.
- No Wayland, o Plasma não fecha mais quando você abre um número enorme de janelas.
- Plasma 6.1 também reduz a queda de quadros em uma variedade de hardware.
Mais detalhes sobre essas mudanças através do blog de Nate.