O digiKam é um software de gerenciamento de fotos profissionais de código aberto, multiplataforma e gratuito. Agora, acaba de sair uma nova versão digiKam 8.0 que vem com porta Qt 6 e melhor suporte a JPEG-XL, WebP e AVIF. Ela já está disponível para download como uma grande atualização. Sendo assim, podemos esperar vários novos recursos e melhorias. Assim, o novo digiKam 8.0 vem com porta Qt 6 e melhor suporte a JPEG-XL, WebP e AVIF.
A maior mudança no digiKam 8.0 é o fato de que o software foi portado para a mais recente estrutura de aplicativo de código aberto Qt 6 para uma experiência mais moderna e preparada para o futuro. No entanto, o aplicativo continua compatível com a API Qt 5.
O suporte a imagens foi bastante aprimorado nesta versão, adicionando configurações de exportação JPEG-XL, WebP e AVIF em todos os lugares, a capacidade de converter imagens JPEG-XL, WebP e AVIF sem perdas durante a importação de sua câmera, JPEG-XL; Conversores WebP e AVIF no Batch Queue Manager, bem como suporte para os formatos JPEG-XL, HEIF, WebP e AVIF como imagens sem perdas para armazenar imagens com versão no editor.
digiKam 8.0 vem com porta Qt 6 e melhor suporte a JPEG-XL, WebP e AVIF
Além disso, o digiKam 8.0 adiciona suporte para imagens float16 (meio flutuante) no TIFF Loader e adiciona suporte para a biblioteca libjasper 4.0 ou posterior nos pacotes para suporte a JPEG-2000. Por outro lado, o digiKam 8.0 usa ExifTool 12.59, G’MIC-Qt 3.2.2 e Libraw 20230403.
O suporte a metadados recebeu uma nova opção para gravar metadados em arquivos e suporte opcional para gravar operações de metadados em arquivos DNG e RAW com o back-end ExifTool, novas opções para salvar e carregar perfis de configuração no painel Advanced Metadata Settings e um layout otimizado dos metadados Editar plug-in para melhor usabilidade.
O recurso Advanced Rename agora permite pesquisar itens pelo número de regiões faciais ou sem regiões faciais, suporte para contador de arquivo de incremento para numeração de sequência com option [c]
ou [c,step]
, suporte para numeração de sequência de texto aleatório com option [r]
, bem como a capacidade de configurar o primeiro caractere para o modificador exclusivo com {unique:n,c}
.
O digiKam 8.0 também atualiza o QueueManager com uma nova ferramenta que permite atribuir rótulos de seleção automaticamente analisando a qualidade da imagem e duas outras ferramentas que permitem atribuir classificações, escolhas, títulos, legendas e rótulos de cores no lote.
Além disso, a nova versão do digiKam adiciona suporte para caminhos de rede multiplataforma em Coleções, melhora a usabilidade adicionando um novo menu de hambúrguer à barra de ferramentas que aparecerá apenas quando o menu principal estiver oculto e suporte para o SQLite WAL ( Write-Ahead-Logging) para o banco de dados de imagens.
Outros recursos
Além disso, o digiKam 8.0 adiciona suporte para verificação ortográfica no widget de texto de legenda, junto com um novo painel de configuração de verificação ortográfica no menu Configuração/Diversos para digiKam e Showfoto, uma nova configuração para listar idiomas alternativos ou traduzidos preferidos no widget de edição de texto, como bem como uma nova ferramenta para executar OCR sobre texto digitalizado.
Por último, esta versão adiciona suporte a traduções on-line ao widget do editor de texto de idioma alternativo, juntamente com um novo painel de configuração Localize em Setup/Misc para digiKam e Showfoto, adiciona a capacidade de usar configurações de classificação de qualidade de imagem global ou personalizada em qualquer lugar, adiciona Detecção Estética para classificar imagens usando o modelo de aprendizado profundo e adiciona configurações de Visualização de Ícones para personalizar a visibilidade dos rótulos nas miniaturas.
Você pode baixar o digiKam 8.0 agora mesmo do site oficial como um binário universal no formato AppImage que pode ser executado em praticamente qualquer distribuição GNU/Linux sem instalar nada ou como um tarball de origem. Binários também são fornecidos para sistemas macOS e Windows.