O mundo open-source é desunido ou apenas cada um cuida do seu quadrado? Até que ponto isso é benéfico é preciso avaliar. Afinal, não se pode, por outro lado, abrir mão da diversidade de distribuições, programas etc. Embora seja chamado de Open-Source Summit, o evento é basicamente sobre o Linux, já que ele é hospedado pela Linux Foundation. Contudo, a diretora executiva do FreeBSD pede que Linux e BSD trabalhem juntos.
Foi na cúpula Open-Source desta semana em San Diego, Califórnia, que Deb Goodkin como diretora executiva da Fundação FreeBSD fez uma apresentação que indica um caminho que poderá ser seguido. A conversa de Deb foi, claro, sobre o FreeBSD. No entanto, ela também questionou os desenvolvedores do FreeBSD e do Linux. Segundo ela, todos deveriam trabalhar juntos.
Diretora Executiva do FreeBSD pede que Linux e BSD trabalhem juntos em benefício do código aberto e livre
A apresentação abordou o fluxo de trabalho de desenvolvimento do FreeBSD e vários recursos deste projeto de sistema operacional de código aberto para aqueles que não estão familiarizados, bem como algumas empresas que utilizam o FreeBSD e seus diferentes casos de uso. É uma boa visão geral para quem não conhece muito bem o FreeBSD.
Quanto ao motivo pelo qual os desenvolvedores do FreeBSD e do Linux devem “trabalhar juntos”, Deb ressaltou que muitas empresas usam Linux e FreeBSD. Ela defende, ainda, que os desenvolvedores podem aprender melhor uns com os outros com seus sucessos e fracassos, diferentes filosofias. Além disso, segundo ela, a base de código do FreeBSD é muito menor que o Linux. Portanto, pode servir como uma plataforma de referência adequada.
Aqueles que querem aprender mais podem ver este slide de PDF por Deb Goodkin do evento Open Source de América do Norte de 2019.