Distribuição CBL-Mariner Linux da Microsoft lança ganha primeira atualização de 2024

Alemanha dispensa Microsoft e vai utilizar Linux e LibreOffice
Microsoft lança a primeira versão de sua distribuição Linux CBL-Mariner 2.0

Acaba de chegar a primeira atualização de 2024 da distribuição CBL-Mariner Linux da Microsoft. A distribuição Linux interna da Microsoft, CBL-Mariner, usada para uma variedade de propósitos, do Azure ao WSL, teve seu primeiro lançamento em 2024. Embora a distribuição às vezes tenha lançado algumas novas versões por mês, não havia um novo lançamento desde o final de novembro devido aos feriados.

“CBL-Mariner é uma distribuição Linux interna para infraestrutura em nuvem e produtos e serviços de ponta da Microsoft. O CBL-Mariner foi projetado para fornecer uma plataforma consistente para esses dispositivos e serviços e aprimorará a capacidade da Microsoft de se manter atualizada sobre as atualizações do Linux. Esta iniciativa faz parte do crescente investimento da Microsoft em uma ampla gama de tecnologias Linux, como SONiC e Windows Subsystem for Linux (WSL)

O CBL-Mariner está sendo compartilhado publicamente como parte do compromisso da Microsoft com o código aberto e para contribuir com a comunidade Linux. A CBL-Mariner não altera a nossa abordagem ou compromisso com quaisquer ofertas existentes de distribuição Linux de terceiros.”

Com um mês e meio desde a atualização anterior, o CBL-Mariner 2.0.20240112 é um grande problema, com muitas atualizações de pacotes e outras mudanças introduzidas nesta plataforma Linux orientada para servidor/nuvem/borda.

Distribuição CBL-Mariner Linux da Microsoft lança ganha primeira atualização de 2024

A nova atualização do CBL-Mariner 2.0 tem suporte inicial para arquivos Mariner OS Modifier (EMU), um novo meta pacote para contêineres Kata, suporte para o formato de imagem SquashFS, várias correções de segurança, melhorias no CBL-Mariner Image Customizer e uma variedade de atualizações de pacotes de rotina. Vários pacotes Perl e Ruby diferentes, entre outros, também foram promovidos do repositório “estendido” para o núcleo do CBL-Mariner.

Os interessados ??na distribuição CBL-Mariner Linux da Microsoft podem aprender mais sobre a nova versão via GitHub.

A Microsoft também iniciou chamadas comunitárias bimestrais no Teams para discutir novos usos para sua distribuição Linux, discutir novos recursos, ouvir comentários, etc. Os interessados ??nessas chamadas comunitárias públicas no Microsoft Teams podem encontrar esses detalhes aqui com sua próxima reunião da comunidade acontecendo em 25 de janeiro.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile