Embora tenha existido o CentOS Stream 8, após o RHEL 9 Beta do mês passado, agora há disponibilidade oficial do CentOS Stream 9. A introdução do CentOS Stream 9 vem antes do CentOS Linux 8 atingir o fim de sua vida útil no final do ano. Assim, a distribuição CentOS Stream 9 Linux agora disponível com base no que será o novo RHEL9.
O CentOS Stream 9 é resumido no anúncio de agora em relação ao RHEL9 como:
O CentOS Stream é uma distribuição de entrega contínua servindo como o próximo lançamento pontual do RHEL. Antes de um pacote ser formalmente apresentado ao CentOS Stream, ele passa por uma bateria de testes e verificações – tanto automatizados quanto manuais – para garantir que atenda aos rigorosos padrões de pacotes a serem incluídos no RHEL. As atualizações postadas no CentOS Stream são idênticas às postadas na versão secundária não lançada do RHEL.
O objetivo? Para que o CentOS Stream seja fundamentalmente estável como o próprio RHEL.Para atingir essa estabilidade, cada versão principal do CentOS Stream começa com uma versão estável do Fedora – no CentOS Stream 9, isso começa com o Fedora 34, que é a mesma base de código a partir da qual o RHEL 9 é construído. Conforme os pacotes passam no teste e atendem aos padrões de estabilidade, eles são colocados no CentOS Stream, bem como na compilação noturna do RHEL. O que você vê no CentOS Stream agora é como o RHEL será no futuro.
Distribuição CentOS Stream 9 Linux agora disponível com base no que será o novo RHEL9
Do mesmo modo, há esta visualização do Projeto CentOS mostrando a trajetória do CentOS Stream 9 de sua ramificação do Fedora 34 até o futuro, sendo a vanguarda do desenvolvimento do Red Hat Enterprise Linux 9.
No anúncio de agora do CentOS.org, ele continua a promover o CentOS Stream como sendo voltado para a comunidade e voltado para o futuro, embora fundamentalmente deva ser tão confiável quanto o próprio RHEL, sem qualquer suporte oficial.
Como o CentOS Stream é anterior ao RHEL, ele oferece um ambiente ideal para aplicativos projetados para serem implantados no RHEL. Damos as boas-vindas e encorajamos contribuidores de todas as origens – especialmente aqueles que desenvolvem para o fluxo de produção pós-RHEL – a usar o CentOS Stream para construir, testar e implantar os aplicativos que são especiais para você e para a grande comunidade Linux.
Quem tiver curiosidade pode baixar o CentOS Stream 9 no link CentOS.org.
Via Phoronix