Distribuição IPFire Linux agora é baseada no kernel Linux 5.15 LTS

Distribuição IPFire Linux Firewall agora vem com Linux Kernel 6.6 LTS
O IPFire 2.27 Core Update 168

O desenvolvedor Michael Tremer, do Projeto IPFire, anunciou hoje a disponibilidade geral do IPFire 2.27 Core Update 162. De acordo com o comunicado oficial, este será o último lançamento com suporte para a arquitetura i586. A principal novidade é que ele muda a base do kernel Linux 5.10 para o Linux 5.15 LTS. Assim, a distribuição IPFire Linux agora é baseada no kernel Linux 5.15 LTS

Depois de alguns lançamentos após a atualização para o Linux 5.10, agora fizemos o rebaseamento do kernel IPFire no Linux 5.15. Devido ao descarte ou upstreaming de nosso patchset, isso foi muito mais fácil do que a etapa anterior do 5.10.

Desde a versão anterior até o IPFire 2.27 Core Update 162 demorou apenas um mês. Portanto, esta é a última atualização do ano. O kernel Linux 5.10 também é uma versão LTS e era usada pela distribuição pelo menos desde agosto deste ano. O suporte deste kernel irá até 2026. Porém, os desenvolvedores decidiram mudar para o kernel Linux 5.15 LTS, que é suportado apenas até outubro de 2023. No entanto, ele oferece melhor suporte de hardware e alguns novos recursos interessantes, o que justifica a troca.

Entre outras coisas, o kernel Linux 5.15 LTS apresenta uma implementação de sistema de arquivos NTFS totalmente funcional, um servidor SMB3 interno, bloqueio de preempção em tempo real, suporte para migração de páginas de memória para memória persistente, suporte para mecanismo de rastreamento pré-alocado no subsistema IOAM, suporte para o protocolo de transporte de componentes de gerenciamento (MCTP) e suporte de dados fora de banda para os soquetes de domínio Unix.“Continuamos nosso trabalho para aproveitar as melhorias no kernel que ajudam a diminuir o uso da CPU ao encaminhar um grande número de pacotes”, disse Michael Tremer. “Em certos ambientes, isso permite que o IPFire tenha um rendimento significativamente maior e menor latência, já que mais recursos da CPU estão disponíveis quando necessário.”

Distribuição IPFire Linux agora é baseada no kernel Linux 5.15 LTS. Foco é modificado

Distribuição IPFire Linux agora é baseada no kernel Linux 5.15 LTS

A partir de agora, os desenvolvedores desejam concentrar seus esforços na melhoria do suporte às arquiteturas mais usadas. Aqueles que têm o IPFire instalado em máquinas com processadores compatíveis com Intel de 32 bits devem fazer backup de seus arquivos e executar uma nova instalação em uma arquitetura compatível.

Entre outras mudanças, a versão IPFire 2.27 Core Update 162 melhora ainda mais o IPS (Intrusion Prevention System), adiciona uma nova opção de “ajuda” à IU da Web para redirecionar os usuários para a página certa no Wiki do IPFire, adiciona a localização do IPFire ao novo A categoria “DROP” melhora o suporte a OpenVPN e DNS dinâmico e atualiza o instalador para criar corretamente entradas de inicialização EFI em todos os BIOS.

Obviamente, vários componentes e complementos foram atualizados para as versões mais recentes. Estes incluem BIND 9.16.22, GNU Bison 3.8.2, GNU Coreutils 9.0, dhcpcd 9.4.1, Gawk 5.1.1, Meson 0.59.2, OpenVPN 2.4.4, OpenSSH 8.8p1, Suricata 5.0.8, Unbound 1.13.2, xtables-addons 3.18, ClamAV 0.104.1, Postfix 3.6.3 e Tor 0.4.6.8.

Via 9to5Linux

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile