Tem novidade no pedaço com a chegada de uma distribuição Linux chamada Nobara 39, que é a mais recente versão personalizada do Fedora para gamers. Nobara 39 foi lançado hoje como um downstream modificado do Fedora Linux que se concentra em adicionar correções fáceis de usar e várias otimizações de desktop do tipo jogador/entusiasta.
O Projeto Nobara continua a ser liderado por GloriousEggroll, famoso pelo Proton-GE, por trabalhar para avançar nesta versão modificada do Fedora. O Nobara 39 é baseado no Fedora Workstation 39 upstream que estreou no mês passado, embora notável nesta versão do Nobara esteja decidindo mudar do GNOME Shell para o desktop KDE Plasma por padrão. No entanto, versões vanilla GNOME do Nobara estão disponíveis para aqueles que preferirem.
Distribuição Linux Nobara 39 é a mais recente versão personalizada do Fedora para gamers
Além de se basear no Fedora 39, a versão Nobara 39 também apresenta atualizações para sua sessão de compositor Gamescope, melhorias no pacote Steam, atualizações do OBS Studio e drivers gráficos proprietários da NVIDIA atualizados. A versão GNOME do Nobara 39 continua trazendo alguns patches para atualização de taxa variável (VRR), melhorias no gerenciador de arquivos Nautilus e muito mais.
Nobara 39 também adiciona alguns patches em torno do suporte Steam Deck OLED, definindo amdgpu.ppfeaturemask=0xffffffff por padrão para permitir o uso com aplicativos como CoreCtrl, corrigindo GLFW para suporte nativo a Wayland e atualizando para o gerenciador de pacotes DNF5, entre outras alterações no Fedora 39 bases.
Downloads e mais detalhes sobre todas as alterações do Nobara 39 via NobaraProject.org.