Se você estiver usando uma versão mais antiga do Ubuntu, mesmo sendo LTS, fique atento: a distribuição Ubuntu Linux 16.04 LTS chegou ao fim da vida útil no dia 29 de abril de 2021. Portanto, esta versão já deixou de receber todo o suporte de atualizações de segurança e de software que estão previstos. para as demais. Na prática, isso significa, por exemplo, deixar de receber correções importantes no kernel Linux ou ficar sem mais lançamentos do Mozilla Firefox por meio dos repositórios regulares do Ubuntu. Se algo crítico quebrar no lançamento do desktop, ele continuará quebrado.
Quer dizer, mais ou menos. Isso ainda pode ser fornecido para empresas que desejam manter o sistema, desde que paguem por essa manutenção extra do Ubuntu Linux 16.04. Ao pagarem, elas receberão um suporte de manutenção estendido, também conhecido pela sigla ESM. No entanto, o Ubuntu 16.04 ESM só ficará disponível e compatível até 2024. Portanto, pelos próximos três anos continuarão a receber os patches críticos de segurança. Quem quiser mais detalhes sobre as versões ESM, podem acessar o site do Ubuntu.
Distribuição Ubuntu Linux 16.04 LTS chega ao fim da vida útil
O ESM não se destina a usuários regulares de desktop. Em vez disso, os remanescentes do Xenial devem atualizar para um lançamento de suporte de longo prazo mais recente, como o Ubuntu 20.04 LTS. Embora não venha com a área de trabalho do Unity por padrão, ainda está disponível para instalação a partir do repositório. Outra opção, caso prefira manter o ambiente de trabalho, é instalar diretamente a versão nova do Linux Ubuntu Unity.
O Ubuntu Linux 16.04 LTS foi um lançamento interessante e se tornou ainda mais importante ao longo do tempo por ser a última versão LTS que veio com o desktop Unity. Assim, ele incluía um modo de baixo consumo aprimorado, nenhum resultado de pesquisa online por padrão e uma configuração muito solicitada) para mover o inicializador do Unity para a parte inferior da tela.
O Xenial foi o primeiro lançamento do Ubuntu a oferecer suporte ao sistema de arquivos ZFS pronto para uso. Do mesmo modo, esta foi a primeira versão do Ubuntu a oferecer suporte a aplicativos Snap; e o primeiro lançamento do Ubuntu a ser fornecido com a ferramenta de software GNOME no lugar do Ubuntu Software Center.
Por tudo isso, o Ubuntu 16.04 LTS sempre figura na lista das melhores versões do sistema operacional e, inclusive, serviu de inspiração para o Ubuntu Unity, sabor ainda não oficial da distribuição Linux mais usada em todo o planeta. A pergunta que fica é se alguém ainda usa o Ubuntu 16.04 LTS em seu computador pessoal.