Demorou, mas chegou. Após 10 anos do último lançamento o DOSBox, um emulador de plataforma cruzada para MS-DOS, estreia uma nova versão deste programa. Tudo graças a um grande trabalho de fãs que retomaram o novo projeto e trabalharam em vários patches para que isso fosse possível.
O DOSBox foi criado usando a biblioteca SDL e desenvolvido para executar jogos antigos do DOS no Linux, Windows e macOS.
É importante destacar que este novo projeto de “DOSBox Staging” é desenvolvido por uma equipe independente. Portanto, eles nada têm a ver com a equipe original do DOSBox que ganhou poucas alterações nos últimos anos.
DOSBox é atualizado depois de dez anos
Então, o novo DOSBox Staging tem como principal objetivo ser fácil de usar. Além disso, simplifica a participação de novos desenvolvedores (por exemplo, usando Git em vez de SVN). Sendo assim, o trabalho está focado em expandir a funcionalidade nos jogos DOS e dar suporte para plataformas modernas.
Os objetivos do projeto não são fornecer suporte a sistemas legacy, como Windows x e OS/2, além de focar na emulação de hardware DOS. A principal tarefa é garantir a execução de jogos antigos de alta qualidade em sistemas modernos (um fork do dosbox-x separado está sendo desenvolvido para emular o computador).
O que há de novo no DOSBox Staging 0.75?
Nesta nova versão, os desenvolvedores se concentraram em fazer uma transição para a biblioteca de mídia SDL 2.0. Assim, o suporte ao SDL 1.2 foi descontinuado, além de fornecer suporte para diferentes APIs gráficas modernas, incluindo a adição de um novo modo de saída “textura”, que pode funcionar através do OpenGL, Vulkan, Direct3D ou Metal.
Quanto às melhorias, podemos descobrir que o DOSBox Staging 0.75 suporta arquivos CD-DA (Compact Disc-Digital Audio) nos formatos FLAC, Opus e MP3 (anteriormente suportados por WAV e Vorbis).
Além da adição de suporte para altas resoluções, que consiste em criar um modo de escala de pixel correto, mas sempre tentando preservar a proporção, por exemplo, ao iniciar um jogo de 320 × 200 em uma tela 1920 × 1080, os pixels serão redimensionados em 4 × 5 para uma imagem de 1280 × 1000 sem desfoque.
As configurações de renderização foram alteradas
Por padrão, um back-end baseado em OpenGL com correção e escala de proporção de aspecto 4: 3 é usado usando o sombreador OpenGL. Adicionado suporte de recompilação dinâmica para CPUs de 64 bits e modos de saída compostos e monocromáticos para jogos criados para placas gráficas CGA.
Das outras alterações mencionadas nesta nova versão DOSBox Staging:
- Adicionada a capacidade de redimensionar arbitrariamente a janela.
- O comando AUTOTYPE foi adicionado para simular a entrada do teclado, por exemplo, para ignorar os protetores de tela.
- Novos métodos de personalização do comportamento do mouse foram adicionados.
- Por padrão, o emulador OPL3 Nuked é usado, o que fornece uma melhor emulação do AdLib e SoundBlaster.
- Adicionada a capacidade de alterar teclas de atalho em qualquer lugar.
- A configuração no Linux foi movida para o diretório ~ /.config /dosbox/.
- Foi adicionado suporte para usar os shaders GLSL para acelerar o processamento da saída emulada.
- Construções de linguagem C ++ 11 agora são permitidas.
- Um sistema de Integração Contínua (IC) que depende de cada envio de código foi implementado para fornecer feedback imediato aos desenvolvedores
- Adicionadas verificações de análise estática realizadas por Clang do LLVM, Coverity da Synopsys e VIVA64 Program Verification Systems (PVS) Studio.
- Adicionadas verificações de análise dinâmica realizadas pelo desinfetante comportamental indefinido (UB) de Clang e pelos desinfetantes de endereço e UB do GCC.
- Cria de forma limpa em todas as plataformas e compiladores suportados
Finalmente, se você quiser saber mais sobre isso, verifique os detalhes no link a seguir.
Instalação
Para os interessados em instalar esta nova versão, você pode consultar as instruções no seguinte link.
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