O desenvolvedor líder do Asahi Linux, Hector Martin, enviou hoje a terceira revisão do driver “CPUFreq” de dimensionamento de frequência da CPU do Apple SoC que está trabalhando em direção ao kernel Linux principal. Ele espera que esta terceira vez seja a chance de obter esse driver Apple SoC CPUFreq. Então o driver Apple CPUFreq atualizado para Linux e adiciona suporte M2.
Os novos patches da v3 abordaram o feedback gerado durante a revisão anterior. Uma função importante com os novos patches é adicionar suporte inicial para o Apple M2 SoC (T8112). A equipe do Asahi Linux continua obtendo o suporte ao Apple M2 Linux, embora muito desse trabalho ainda precise ser mantido.
Driver Apple CPUFreq atualizado para Linux e adiciona suporte M2
Desde o meio deste ano, o Apple M2 está funcionando bem com as versões do Asahi Linux – sem os gráficos acelerados e outros bits ausentes.
Este driver Apple SoC CPUFreq é importante para gerenciar as velocidades de clock da CPU dos Apple Silicon SoCs para garantir o máximo desempenho e, ao mesmo tempo, garantir a eficiência energética e o desempenho térmico ideais. Aqueles que desejam conferir os novos patches “v3” para este driver, que esperamos que sejam implementados em breve, podem encontrar os patches na lista de discussão do kernel.
O driver Apple Mesa Vulkan em estágio inicial agora executa a demonstração do VKCube
Além de Alyssa Rosenzweig liderar o trabalho de trazer suporte ao driver OpenGL para SoCs Apple M1/M2 com o driver Mesa “AGX” Gallium3D, a desenvolvedora Ella Stanforth tem trabalhado no “AGXV” como uma implementação de driver Vulkan para o hardware Apple Silicon em Linux. A partir de ontem, ela atingiu o marco de poder executar a demonstração do VKCube.
Ella Stanforth contribuiu para o Mesa no passado, principalmente em torno do suporte ao driver Broadcom/Raspberry Pi Vulkan, enquanto mais recentemente ela trabalhou em um driver Vulkan com os desenvolvedores do Asahi Linux para oferecer suporte à API Vulkan com Apple Silicon no Linux.
O suporte ao driver Vulkan de código aberto da Applle está chegando.
Ao longo dos últimos meses, ela tem trabalhado neste driver Vulkan acontecendo simultaneamente ao esforço Gallium3D OpenGL. Do mesmo modo, atua no driver de kernel DRM escrito em Rust em desenvolvimento. Ontem, Ella twittou a notícia de que o VKCube, uma demonstração básica do cubo renderizado do Vulkan, está sendo executado com o driver:
O driver Apple Vulkan “AGXV” está atualmente fora da árvore. Ela prepara o código de desenvolvimento por meio de seu repositório GitLab FreeDesktop.org até que esteja em um estado pronto para mainlining.