A NVIDIA lançou hoje o driver gráfico NVIDIA 520.56.06 para sistemas GNU/Linux, Solaris e FreeBSD. A nova versão adiciona vários novos recursos para dar um melhor suporte em jogos e outros aplicativos 3D. Então, o driver gráfico NVIDIA 520.56.06 traz suporte para atualizações OTA no Proton e Wine.
A NVIDIA 520.56.06 está aqui para implementar o suporte para atualizações OTA (Over-the-Air) na versão Proton e Wine NVIDIA NGX, facilitando a atualização do driver gráfico para a versão mais recente. No entanto, esse recurso não está habilitado por padrão, portanto, os usuários terão que habilitá-lo manualmente definindo a variável de ambiente PROTON_ENABLE_NGX_UPDATER com o valor “1”.
Este lançamento também atualiza o driver Vulkan. Assim, ele fica apto a rodar:
- o VK_KHR_acceleration_structure;
- VK_KHR_deferred_host_operations;
- VK_KHR_ray_query, VK_KHR_ray_tracing_pipeline;
- o VK_NV_cuda_kernel_launch, VK_NV_ray_tracing;
- VK_NV_ray_tracing_motion_blur;
- o VK_NVX_binary_import;
- e VK_NVX_image_view_ para manusear extensões no tempo de execução sem ter que depender do módulo nvidia-uvm.ko kernel.
Driver gráfico NVIDIA 520.56.06 traz suporte para atualizações OTA no Proton e Wine
Além disso, o driver Vulkan recebeu uma correção para um bug que poderia levar à corrupção nos shaders de controle de geometria e tesselação.
Também recebeu atualização o nvidia-installer, que agora permite o uso do recurso --add-this-kernel
por usuários não root. Assim, ele mostra uma barra de progresso mais precisa ao construir módulos do kernel e exibe um aviso quando um carregador Vulkan ICD não é detectado.
Além disso, refizeram o suporte DKMS para que os módulos do kernel agora registrem opcionalmente no DKMS.
“Os módulos do kernel agora serão registrados opcionalmente no DKMS depois que o instalador já os tiver compilado e instalado por conta própria. O nvidia-installer agora registrará os módulos do kernel com o DKMS por padrão quando o utilitário dkms(8) for detectado no sistema”, dizem as notas de lançamento.
Além disso, o driver gráfico NVIDIA 520.56.06 adiciona uma nova implementação CUDA Debugger para Pascal e arquiteturas de GPU NVIDIA mais recentes, melhora o suporte para o videogame Marvel’s Spider-Man Remastered em Turing e arquiteturas de GPU NVIDIA posteriores e melhora o suporte para NVIDIA GeForce GPUs da série RTX 30.
O driver gráfico NVIDIA 520.56.06 está disponível para download no site oficial para arquiteturas de 64 bits e AArch64 (ARM64) em sistemas GNU/Linux, bem como para sistemas FreeBSD de 64 bits e Solaris de 64 bits/32 bits. No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de “novo branch de recursos”, não pronta para produção.