Driver NVIDIA Vulkan de código aberto NVK agora oferece suporte a GPUs mais antigas

driver-nvidia-vulkan-de-codigo-aberto-nvk-agora-oferece-suporte-a-gpus-mais-antigas

Novos recursos acabam de ser adicionados ao NVK, o driver Vulkan de código aberto da Collabora para hardware NVIDIA que pretende fazer parte da pilha de gráficos Mesa. O Driver NVIDIA Vulkan de código aberto NVK agora oferece suporte a GPUs mais antigas.

O desenvolvimento no NVK começou há quase nove meses e parece que o driver NVIDIA Vulkan de código aberto está ficando mais maduro e em um estado bastante decente para jogos Linux. Desde então, o NVK ganhou suporte para placas gráficas NVIDIA mais antigas e pré-Turing das séries Maxwell e Kepler, suporte para geometria, tesselação e feedback de transformação para oferecer suporte a videogames modernos, bem como melhor suporte para a implementação baseada em DXVK Vulkan de D3D9, D3D10 e D3D11 para Linux/Wine.

Driver NVIDIA Vulkan NVK

O NVK também recebeu suporte para mais extensões Vulkan, incluindo VK_KHR_draw_indirect_count e VK_KHR_sampler_ycbcr_conversion, e também parece que a unidade NVIDIA Vulkan de código aberto em breve oferecerá suporte a novas especificações Vulkan até a versão 1.3.

driver-nvidia-vulkan-de-codigo-aberto-nvk-agora-oferece-suporte-a-gpus-mais-antigas

O NVK ainda não é considerado uma implementação Vulkan em conformidade, pois precisa passar no conjunto de testes de conformidade Vulkan, mas a Collabora está trabalhando duro para corrigir as falhas restantes.

Além disso, a empresa trabalha em algumas melhorias de desempenho para tornar o NVK mais estável e confiável para jogos adequados. Por enquanto, Collaboara não tem um prazo para quando o NVK será upstream na pilha de gráficos do Mesa, mas eles disseram que será upstream junto com a nova API do kernel, que é necessária para implementar o Vulkan corretamente em vários cenários.

A nova API do kernel será baseada em vinculações de VM controladas pelo espaço do usuário e objetos de sincronização DRM, e é necessária para permitir que o NVK manipule corretamente os buffers de profundidade e estêncil, bem como o MSAA para hardware NVIDIA pré-Turing. Em breve, ele também receberá a capacidade de controlar tabelas de páginas do espaço do usuário e suporte adequado a semáforos da linha do tempo.

Faith Ekstrand, desenvolvedora de gráficos Linux 3D da Collabora, também revelou o fato de que ela tem trabalhado recentemente em um novo compilador back-end para hardware NVIDIA escrito em Rust, chamado NAK (Nvidia Awesome Kompiler), como um substituto para o nv50 em GPUs modernas. “No geral, estou muito satisfeito com Rust como linguagem para desenvolvimento de compiladores back-end. É muito mais divertido escrever código Rust do que C ou C++”, disse Ekstrand. “Atualmente, estou visando apenas GPUs Turing. Ele será expandido para mais hardware eventualmente.”