Driver Vulkan de código aberto para GPUs NVIDIA chamado NVK foi oficialmente incorporado ao Mesa

Logotipo do Vulkan, com letras vermelhas estilizadas em um fundo transparente

A partir de hoje, o NVK, o novo driver Vulkan para GPUs Nvidia, chegou à ramificação principal do Mesa e será incluído como um driver experimental na versão 23.3 do Mesa. Este é o resultado de mais de um ano de trabalho de Faith Ekstrand, bem como Karol Herbst e Dave Airlie na Red Hat, e cerca de uma dúzia de colaboradores da comunidade. Agradecimentos especiais também vão para Danilo Krummrich, da Red Hat, que trabalhou arduamente para criar o suporte do kernel Nouveau para a nova API de ligação e execução de memória exigida pelo NVK. A comunicação foi feita pela Collabora hoje há poucas horas.

O que é NVK?

O NVK é o novo driver Vulkan desenvolvido para GPUs Nvidia, que agora chegou à ramificação principal do Mesa e será incluído como um driver experimental na versão 23.3 do Mesa. O NVK é uma nova adição à família de drivers do Mesa, fornecendo suporte para a API Vulkan em GPUs Nvidia. Ele oferece um desempenho aprimorado e recursos mais avançados para jogos e aplicativos que utilizam a API Vulkan.

O suporte do kernel Nouveau para a nova API de ligação e execução de memória exigida pelo NVK foi desenvolvido por Danilo Krummrich da Red Hat. Seu trabalho árduo foi fundamental para tornar possível a integração bem-sucedida do NVK no Mesa. A chegada do NVK à ramificação principal do Mesa é um marco significativo para a comunidade de desenvolvedores e entusiastas do Vulkan. Isso abre novas oportunidades para aprimorar e otimizar o desempenho de jogos e aplicativos gráficos em GPUs Nvidia compatíveis.

Para saber mais sobre o NVK e os detalhes da sua integração, você pode conferir o comunicado oficial da Collabora. Fique atento às próximas versões do Mesa para experimentar o driver experimental NVK e aproveitar todos os benefícios que ele oferece para a sua experiência em jogos e aplicativos gráficos!

Qual hardware o NVK suporta?

Atualmente, há suporte a GPUs Turing (RTX 20XX e GTX 16XX) e posteriores. Está sendo planejado eventualmente oferecer suporte a hardware desde o Kepler (séries GeForce 600 e 700), mas esses ainda não foram bem testados e faltam alguns recursos essenciais.

Quais versões do kernel do Linux são suportadas pelo NVK?

O NVK é executado no mesmo driver de kernel Nouveau que os antigos drivers OpenGL, mas requer uma API de espaço de usuário totalmente nova. Esta API será incluída no Linux 6.6 e kernels posteriores. No momento em que este post foi escrito, a nova API estava preparada no drm-misc-next branch , aguardando o próximo pull de Linus.

Isso significa que o NVK está totalmente proonto?

Não. A fusão com o Mesa/main é certamente um grande marco, mas o NVK não está nem perto de terminar. Levará muito tempo até a equipe resolver os bugs e obter um conjunto completo de recursos com desempenho razoável.

Posso usar o NVK hoje?

Absolutamente! Você pode ter que construir seu próprio kernel e Mesa, mas está disponível e você é mais do que bem-vindo para brincar com ele.

Algum jogo funciona com o novo NVK?

Sim. Neste ponto, alguns jogos foram mostrados rodando em NVK, tanto nativos quanto rodando em DXVK. No entanto, ainda não chegou ao ponto em que você pode executar um aplicativo arbitrário e esperar que funcione corretamente.

Qual versão do Vulkan o NVK suporta?

Atualmente, foi lançado o Vulkan 1.0. Já está disponível a maioria dos recursos necessários para oferecer suporte ao Vulkan 1.2 e muitos dos recursos do Vulkan 1.3, eles são apenas anunciados por meio de extensões no momento. Isso ocorre porque a ordem em que as coisas foram adicionadas à API principal do Vulkan não é necessariamente a ordem em que faz sentido implementá-las ao escrever um novo driver do zero.

O NVK é uma implementação Vulkan compatível?

Não, ainda não. Ainda há muitas falhas, a equipe diz que estão falhando em cerca de 1.000 testes Vulkan CTS com o conjunto de recursos atual. Certamente devem corrigir os bugs restantes e enviar, mas isso não é a prioridade mais alta no momento.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile