Novos pacotes de driver Wine Wayland habilitam o suporte básico ao OpenGL, levando maior desempenho aos usuários. Assim, permanece o processo de trazer o driver Wine Wayland para oferecer suporte nativo Wayland sem X11/XWayland, Alexandros Frantzis abriu o pull request hoje para habilitar o suporte básico OpenGL.
A Parte 13.1 é a solicitação de mesclagem para habilitar o suporte básico ao OpenGL dentro do driver Wine Walyand (winewayland.drv). Essa solicitação de mesclagem tem apenas o básico, enquanto várias extensões WGL e outros recursos estão sendo deixados para solicitações de mesclagem posteriores. Devido às limitações do Wayland, também há itens abertos em torno de possível suporte de renderização fora da tela, renderização de buffer frontal, renderização de janela filho e renderização entre processos.
Driver Wine Wayland ganha suporte básico ao OpenGL
Em qualquer caso, esta solicitação de mesclagem tem o suporte OpenGL muito preliminar para o driver Wine Wayland. Com alguma sorte, ele será fundido em breve e o suporte OpenGL mais avançado não muito atrás.
Será interessante ver se até o momento do Wine 10.0 no início de 2025 que o driver do Wine Wayland é capaz de atingir a paridade para o suporte X11.
Wine 9.3 traz novo driver HID e suporte a proxy de Internet
O Wine 9.3 é a mais nova versão de desenvolvimento quinzenal deste software de código aberto para desfrutar de jogos e aplicações do Windows no Linux.
Embora ainda no início do novo ciclo de desenvolvimento do Wine 9.x que culminará com o lançamento estável do Wine 10.0 no início de 2025, já há algumas filas de trabalho de recursos para este novo ciclo. O Wine 9.3 melhora seu suporte a proxy de Internet, lança um novo driver de dispositivo de ponteiro HID, atualiza o banco de dados de fuso horário, mais correções de exceção em plataformas ARM e várias correções de bugs.
No total, há 23 correções de bugs conhecidas no Wine 9.3 que ajudam softwares como Free Download Manager, Happy Foto Designer, Solidworks, Autodesk Fusion 360, Microsoft Flight Simulator 2020 e outros jogos e aplicativos.
O novo driver de dispositivo de ponteiro HID é mouhid.sys e, por enquanto, só corresponde a dispositivos digitalizadores. A intenção com este novo driver é tornar os testes possíveis com o dispositivo virtual no Wine, enquanto em última análise será útil para dispositivos apontadores HIDRAW e muito mais com o Wine. Este novo driver pode acabar sendo estendido também para dispositivos de mouse também.