Pela primeira vez desde sua criação há 12 anos, o mecanismo de busca com foco na privacidade DuckDuckGo atingiu um marco importante em sua história quando registrou na segunda-feira seu primeiro dia com mais de 100 milhões de consultas de pesquisa de usuários. A conquista vem depois de um período de crescimento sustentado que a empresa tem visto nos últimos dois anos.
Isso ocorre especialmente desde agosto de 2020, quando o mecanismo de busca começou a receber mais de 2 bilhões de consultas de pesquisa por mês regularmente. A popularidade do DuckDuckGo vem depois que o mecanismo de busca se expandiu além de seu próprio site e agora oferece aplicativos móveis para Android e iOS, mas também uma extensão dedicada do Chrome.
Mais de 4 milhões de usuários instalaram esses aplicativos e extensões, disse a empresa em um tweet em setembro de 2020. Entretanto, a popularidade crescente do mecanismo de pesquisa também se deve ao seu objetivo declarado de não coletar dados do usuário e fornecer os mesmos resultados de pesquisa a todos os usuários.
Signal is blowing all records, and DuckDuckGo just passed 100,000,000 searches in a day. Privacy is cool ? ? https://t.co/o3Oa9Pxe3m
— DHH (@dhh) January 16, 2021
DuckDuckGo ultrapassa 100 milhões de consultas de pesquisa diárias pela primeira vez
Conforme destacado no ano passado, essa falta de dados granulares às vezes torna difícil para a empresa até mesmo estimar o tamanho de sua própria base de usuários.
Contudo, essa dedicação à privacidade também ajudou a empresa a ganhar seguidores entre a multidão preocupada com a questão. O DuckDuckGo foi selecionado como o mecanismo de pesquisa padrão no navegador Tor e é frequentemente o mecanismo de pesquisa padrão nos modos de navegação privada de vários outros navegadores.
Aplicativos de privacidade têm semana histórica
O marco histórico do DuckDuckGo chega em uma semana quando o Signal e o Telegram, dois outros aplicativos centrados na privacidade, também anunciaram grandes períodos de crescimento.
O Telegram anunciou na segunda-feira que atingiu 500 milhões de usuários registrados, enquanto os servidores da Signal caíram na sexta-feira depois de receber “milhões e milhões de novos usuários” em um fluxo repentino que a empresa disse que excedeu até mesmo suas projeções mais otimistas.
Ambos os picos de novos usuários para Signal e Telegram são resultado direto de uma grande confusão de relações públicas no Facebook, depois que a empresa anunciou na semana passada que estaria bloqueando o acesso às contas do WhatsApp, a menos que os usuários concordassem com uma nova política de privacidade que concedesse ao Facebook acesso a mais dados do usuário.
Depois, o Facebook adiou a nova política de privacidade em três meses. Porém, já era tarde demais. Centenas de milhões de usuários migraram para Signal e Telegram. O DuckDuckGo parecee ter surfado nesta mesma onda.