O desenvolvedor Philip Rebohle lançou o DXVK 1.10. Esta é, portanto, a versão estável mais recente desta implementação de código aberto baseada em Vulkan de D3D9, D3D10 e D3D11. O recurso permite utilizar jogos do Windows em sua área de trabalho Linux via Wine. O DXVK 1.10 chega 5 semanas depois da última atualização e tem uma infinidade de melhorias de desempenho para vários jogos, entre eles, God of War, GTA IV, Quantum Break e outros.
Além disso, o DXVK 1.10 possui correções para alguns de seus jogos favoritos, incluindo:
- Age of Empires 2: Definitive Edition;
- Anno 1800, ArmA 2;
- Assassin’s Creed: Origins;
- Black Mesa;
- Elex II;
- Final Fantasy XIV;
- God of War;
- GTA IV;
- Nier Replicant;
- Quantum Break;
- Resident Evil 0;
- Resident Evil 5;
- o Resident Evil 6;
- Resident Evil: Revelations 2;
- The Evil Within;
- e Total War: Warhammer III.
DXVK 1.10 tem melhorias para God of War, GTA IV, Quantum Break e outros jogos
Essas melhorias são possíveis devido à redução da sincronização desnecessária de threads de trabalho em torno de readbacks de recursos para D3D9 e D3D11. Há, ainda, a capacidade de criar uma cópia de um recurso de teste ao usar D3D11_MAP_WRITE em um recurso que está sendo lido pela GPU para evitar a sincronização da GPU, que não usa mais espera ocupada para também reduzir o consumo de energia em dispositivos portáteis em alguns jogos. Além disso, existem otimizações de UpdateSubresource para pequenas atualizações constantes de buffer.
Portanto, do mesmo modo, o DXVK 1.10 melhora o manuseio de uploads de recursos e buffers de teste no D3D11 em uma tentativa de reduzir ainda mais o uso de memória e a sobrecarga da CPU em alguns jogos. Além disso, esta versão adiciona mais informações ao HUD, o que pode ser útil para solucionar vários problemas de desempenho.
Entre outras mudanças importantes, o DXVK 1.10:
- adiciona um
D3D11On12CreateDevice
stub para evitar falhas em aplicativos que usam esse stub; - provavelmente informa os números de versão do driver Windows da Intel e substitui a opção
d3d11.apitraceMode
pord3d11.cachedDynamicResources
uma tentativa de fornecer uma maneira mais granular de especificar tipos de recursos para alocar memória do sistema em cache.
Então, você pode baixar o DXVK 1.10 agora mesmo na página GitHub do projeto. Assim, também encontrará todos os detalhes sobre as novas melhorias e correções de bugs implementadas até agora. Isso serve caso queira compilá-lo você mesmo em sua distribuição GNU/Linux. Porém, caso contrário, você deve esperar que ele chegue aos repositórios de software estáveis ????da sua distribuição para atualizar.
Via 9to5Linux