DXVK 2.1 vem com suporte a HDR e melhorias na compilação de sombreadores

DXVK 2.3.1 permite a geração de código Shader mais eficiente em GPUs NVIDIA
dxvk

A implementação baseada em DXVK 2.1 Vulkan de D3D9, D3D10 e D3D11 para Linux e Wine está agora disponível com novos recursos e melhorias. Assim, o novo DXVK 2.1 vem com suporte a HDR e melhorias na compilação de sombreadores.

A maior novidade na versão DXVK 2.1 é o suporte a HDR. O HDR pode ser habilitado para jogos em sistemas que suportam espaços de cores HDR10 definindo a variável de ambiente DXVK_HDR= ou definindo a opçãodxgi.enableHDR = True  no arquivo de configuração do DXVK.

No entanto, como nenhum dos principais ambientes de desktop Linux atualmente oferece suporte a HDR, os usuários precisam de uma sessão do Gamescope com a opção habilitada –hdr-enabled. 

Além disso, o suporte a HDR é compatível apenas com o driver gráfico AMDGPU de código aberto e alguns patches de kernel da ramificação de Josh Ashton.

“O suporte D3D11 está implementado, mas não se espera que funcione na maioria dos jogos, pois eles normalmente exigem AMDAGS ou NVAPI para configurar a saída HDR, em vez de usar as APIs DXGI correspondentes. Além disso, espera-se que apenas os drivers da Nvidia funcionem no Windows”, observam os desenvolvedores nas notas de lançamento.

DXVK 2.1 vem com suporte a HDR e melhorias na compilação de sombreadores

O suporte a HDR no Linux está ganhando terreno a cada dia, já que Pierre-Loup Griffais, da Valve, compartilhou no Twitter há algum tempo o progresso feito até agora pelo desenvolvedor Josh Ashton. Griffais demonstrou suporte a HDR em seu desktop AMD com os videogames Halo Infinite, Deep Rock Galactic e DEATH STRANDING DC.

DXVK 2.1 vem com suporte a HDR e melhorias na compilação de sombreadores

Além do suporte a HDR, o DXVK 2.1 também traz melhorias na compilação de sombreadores, um back-end GLFW para compilações nativas do Linux do DXVK como uma alternativa ao back-end SDL2, bem como duas novas opções (d3d9.forceSampleRateShadingd3d11.forceSampleRateShading) para ativar o sombreamento da taxa de amostragem para todos os sombreadores em jogos mais antigos que suportam MSAA.

Por outro lado, também existem as melhorias usuais para vários jogos, incluindo Red Dead Redemption 2, Ashes of the Singularity, Battlefield: Bad Company 2, Cardfight!! Vanguard, Gujian 3, Resident Evil 4 HD, Saints Row: The Third, Sekiro: Shadows Die Twice, Sonic Frontiers e Supreme Commander: Forged Alliance.

Caso queira, você poderá compilar a partir dos fontes o novo DXVK 2.1. Para isso, ele está disponível para download agora mesmo na página GitHub do projeto. Caso contrário, você deve instalá-lo a partir dos repositórios de software estáveis de sua distribuição GNU/Linux para uma melhor experiência de jogo.