Se você usa o sistema operacional openSUSE Leap, é hora de ficar atento e atualizar para a versão 15.3 da distribuição Linux. Isso porque o Projeto openSUSE anunciou o fim da vida útil (EOL) de sua versão openSUSE Leap 15.2. Assim, está pedindo aos usuários que atualizem suas instalações para a versão mais recente do openSUSE Leap.
Lançado em 2 de julho de 2020, o openSUSE Leap 15.2 teve como base as fontes SUSE Linux Enterprise (SLE) 15 Service Pack (SP) 2. Ao mesmo tempo, rodava com o kernel Linux 5.3. Na época, o sistema chegou com muitas inovações importantes das quais podemos destacar novas ferramentas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Deep Learning, como Tensorflow, PyTorch, ONNX, Grafana e Prometheus.
Além disso, o openSUSE Leap trouxe um kernel Linux em tempo real que gerencia o tempo dos microprocessadores. O objetivo era garantir a máxima eficiência de eventos de tempo crítico, novas tecnologias de contêiner como Kubernetes, CRI e Cilium. Tudo isso garante o envio e implantação eficientes de aplicativos em contêiner e melhorias para a ferramenta de configuração do YaST.
É hora de atualizar para o openSUSE Leap 15.3. Versão 15.2 chegou ao fim da vida útil
No entanto, o openSUSE Leap 15.2 teve suporte por apenas 18 meses. Então, significa que agora chegou ao fim da vida útil. Portanto, não receberá mais atualizações de software e segurança a partir de 4 de janeiro de 2022. Isso significa que as instalações existentes do openSUSE Leap 15.2 ficarão vulneráveis a todo e qualquer tipo de ataque.
Aqueles que continuarem a usar as versões EOL estarão expostos a vulnerabilidades porque essas versões descontinuadas não recebem mais atualizações de segurança e manutenção. É por isso que os usuários precisam atualizar para a versão secundária mais recente, diz o anúncio.
Assim, o projeto openSUSE pede a todos os usuários que atualizem suas instalações para a versão mais recente da série Leap, openSUSE Leap 15.3. Neste caso, o sistema usa como base o SUSE Linux Enterprise 15 Service Pack 3 (SP3). Entre outras coisas importantes, ele usa por padrão o ambiente de desktop Xfce 4.16, e possui suporte para SBCs Raspberry Pi 4 e Raspberry Pi 400, além de muitas outras atualizações.
Para atualizar suas instalações do openSUSE Leap 15.2 para o openSUSE Leap 15.3, o procedimento é simples. Se tiver alguma dúvida, basta seguir as instruções fornecidas pelo projeto openSUSE aqui. Para realizar umanova instalação é preciso baixar as imagens ISO do openSUSE Leap 15.3. Porém, fique atento: o suporte do openSUSE Leap 15.3 só vai até o final de dezembro de 2022.
Via 9to5Linux