Após mais de três décadas de desenvolvimento, o veterano editor profissional de gráficos vetoriais Inkscape está se aproximando do lançamento de sua versão 1.0.
Além disso, um marco que não prejudica o trabalho realizado até o momento é que o Inkscape é um dos aplicativos de design gratuitos e de código aberto com maior projeção no segmento profissional.
Analisando brevemente os anúncios mais recentes do projeto, o Inkscape 0.92 continua sendo a última versão estável que viu a luz. Apareceu no início de 2017 e, desde então, recebeu quatro pequenas atualizações.
Enquanto isso, seus desenvolvedores continuaram trabalhando no que será o salto mais importante que o aplicativo deu até agora, o Inkscape 1.0, cuja primeira versão alfa chegou no início deste 2019, seguida por uma segunda em junho passado.
Entretanto, a primeira versão beta do Inkscape 1.0 faz o mesmo, depois de uma pre-beta efêmera que já foi excedida por ela, da qual a seção organizada para adicionar novos recursos é considerada fechada.
Assim, o Inkscape 1.0 enfrenta o trecho final de seu desenvolvimento com o único objetivo de realizar “testes exaustivos e subsequente correção de erros”.
Novidades do editor de gráficos vetoriais Inkscape 1.0
- Suporte ao tema;
- Alinhamento do canto superior esquerdo;
- Rotação e reflexo;
- Alinhamento de Objetos;
- Melhor suporte de tela HiDPI;
- Controle de largura PowerStroke na mesa digitalizadora sensível à pressão;
- Operação Booleana LPE (não destrutiva);
- Novas opções de exportação, como PNG;
- Linha central;
- Nova caixa de diálogo de seleção de efeito de rota ao vivo;
- Operações de rota mais rápidas e desmarcação da rota;
- Suporte de fonte variável;
- Revisão completa de extensões;
- Alterações na sintaxe da linha de comando;
- Suporte nativo para macOS com um arquivo .dmg assinado.
No entanto, para uma explicação mais detalhada dessas alterações e de muitas outras que o Inkscape 1.0 trará, as notas de versão são a fonte para a qual recorrer.
O download desta versão beta está disponível no site oficial, assim, inclui o código-fonte e os instaladores do Windows, macOS e GNU/Linux no formato AppImage.
https://www.youtube.com/watch?v=Vr4xUzSQIi0
Em suma, a versão final do Inkscape 1.0 chegará antes do final do ano? O projeto comemora seu décimo sétimo aniversário em meados de novembro, então, quem sabe… de qualquer forma, está se aproximando.
Fonte: MuyLinux