Editor de texto GNU nano 8.0 vem com muitas melhorias

Acaba de estrear com muitas melhorias a mais recente versão do editor de texto GNU nano 8.0. Entre outras novidades, esta versão do Nano 8.0 lança uma opção de ligações modernas “–modernbindings”.

Este recurso é responsável por sequências de ligação de teclas para comandos comumente usados como Q para sair, X para cortar, V para colar, Z para desfazer etc. O Nano 8.0 também pode ser ativado se o nome do nano executável ou link simbólico começar com a letra “e”.

O GNU nano 8.0 (codinome “Grus grus”) está disponível para download agora mesmo no site oficial, se você quiser compilá-lo a partir de fontes.Caso contrário, você deve esperar que a nova versão chegue nos repositórios de software estáveis da sua distribuição GNU/Linux favorita.

Editor de texto GNU nano 8.0 vem com muitas melhorias. Além de muitas correções de bugs, os destaques do recurso Nano 8.0 são:

  • Por padrão, ^F está vinculado a iniciar uma pesquisa para frente e ^B para iniciar uma pesquisa para trás, enquanto M-F e M-B repetem a pesquisa na direção correspondente. (Consulte a documentação se quiser que as ligações antigas voltem.)
  • Opção de linha de comando –modernbindings (-/) faz ^Q sair, ^X cortar, ^C copiar, ^V colar, ^Z desfazer, ^Y refazer, ^O abrir um arquivo, ^W escrever um arquivo, ^R substituir, ^G localizar novamente, ^D localizar novamente para trás, ^A definir a marca, ^T saltar para uma linha, ^P mostrar a posição e ^E executar.
  • As ligações modernas acima são ativadas também quando o nome do executável nano (ou um link simbólico para ele) começa com a letra “e”.
  • Para abrir um arquivo em um determinado número de linha, agora pode-se usar também ‘nano filename:number’, além de ‘nano +number filename’.
  • e coloque o cursor na primeira e na última linha do visor, mantendo a posição horizontal.
  • Quando os três dígitos em um código de cores #RGB são todos iguais, o código é mapeado para a escala de cinza xterm, dando acesso a quatorze níveis de cinza em vez de apenas quatro.
  • Para facilitar o acesso, M-” é obrigado a colocar/remover uma âncora, e M-‘ a saltar para a próxima âncora.
  • Sempre que ocorre um erro, o buffer de pressionamento de tecla é limpo, interrompendo assim a execução de uma macro ou uma ligação de cadeia de caracteres.
  • A roda do mouse rola o visor em vez de mover o cursor

Downloads e mais detalhes sobre a versão Nano 8.0 através do anúncio da lista de discussão.